Pular para o conteúdo
Voltar

Escola Superior lança curso preparatório gratuito para concurso de defensor público de Mato Grosso voltado a alunos de baixa renda

Na terça-feira (dia 30), a Escola Superior da DPMT lançou o curso preparatório popular para a carreira de defensor público de Mato Grosso, direcionado a alunos em situação de vulnerabilidade socioeconômica; o link para preencher o formulário solicitando a participação no curso, incluindo a declaração de vulnerabilidade, está disponível na bio do perfil da Esdep-MT no Instagram (@escolasuperiordpmt)
Alexandre Guimarães | Assessoria de Imprensa/DPMT

@escolasuperiordpmt
A | A

Na última terça-feira (30 de agosto), a Escola Superior da Defensoria Pública de Mato Grosso (Esdep-MT) disponibilizou as inscrições gratuitas, direcionadas a estudantes de baixa renda, do curso preparatório popular para a carreira de defensor público de Mato Grosso.

Segundo o edital do VI concurso público para defensores de 1ª classe da Defensoria Pública Estadual, organizado pela Fundação Carlos Chagas (FCC) e publicado no dia 1º de julho no Diário Oficial, a prova preliminar objetiva será aplicada no dia 9 de outubro deste ano e as provas escritas específicas nos dias 14 e 15 de janeiro de 2023.

“A ESDEP reconhece que a preparação para concurso público é um desafio árduo e penoso para muitos. Existem hoje no mercado dezenas de cursos, mentorias, treinamentos e outras formas de preparação. No entanto, nem todos têm possibilidade financeira de arcar com esses valiosos instrumentos. Foi pensando nessas pessoas que a ESDEP montou esse curso preparatório popular, reunindo alguns dos melhores professores e professoras do país para ampliar as chances dos concurseiros que não têm condições financeiras de pagar por mais um curso preparatório”, explicou o defensor Fernando Soubhia, diretor da Escola Superior.

Para participar do curso, que é gratuito, os interessados devem preencher um formulário (clique aqui para acessar), disponível na bio do perfil da Esdep no Instagram (@escolasuperiordpmt), incluindo a declaração de vulnerabilidade socioeconômica. Depois dessa etapa, as videoaulas serão liberadas por meio de um link no YouTube – os vídeos não ficam abertos ao público em geral.

O curso não tem fins lucrativos – todos os professores gravaram as aulas de forma voluntária, sem remuneração. Todos os docentes têm experiência em cursos preparatórios e/ou são membros de Defensorias Públicas de todo o país.

“O VI concurso de acesso à carreira de defensor e defensora pública representa um marco na história da Defensoria Pública do Mato Grosso, incluindo matérias extremamente relevantes que outrora foram deixadas de fora, bem como reconhecendo a importância das políticas afirmativas pela primeira vez em nossa história! A ESDEP está fazendo a sua parte para ampliar o acesso da classe trabalhadora a essa Instituição que foi criada exatamente para tutelar seus direitos!”, destacou Soubhia.

Para mais informações sobre o curso preparatório, envie um e-mail para: escolasuperiordpmt@dp.mt.gov.br

Concurso – No dia 1º de julho, foi publicado no Diário Oficial o edital do 6º concurso público para defensores de 1ª classe para a Defensoria Pública Estadual, ofertando 20 vagas imediatas, além da formação de cadastro de reserva. Dessas vagas, 20% são reservadas a negros e quilombolas, 10% para deficientes e 5% para indígenas. A organizadora do certame é a Fundação Carlos Chagas (FCC).

Pela primeira vez, o certame da DPMT permitirá o uso do nome social na seleção aos candidatos travestis e transexuais. Conforme o item 3.17.5.1 do edital, é necessário que, no ato da inscrição, o candidato envie um documento de identidade civil digitalizado, acompanhado da solicitação assinada, indicando o nome social.

Os candidatos com renda líquida mensal individual de até um salário mínimo ou familiar de até três salários mínimos, assim comodesempregados, doadores de sangue com três doações anteriores à publicação do edital, convocados pela Justiça Eleitoral e jurados puderam solicitar a isenção da taxa de inscrição (R$ 321,00) de 11 a 15 de julho – as inscrições gerais seguiram até o dia 12 de agosto.

No dia 4 de agosto, a FCC publicou o resultado da análise dos requerimentos de isenção do pagamento do valor da inscrição, após análise de recursos (clique aqui para acessar).

Para mais informações sobre o concurso, acesse: https://www.concursosfcc.com.br/concursos/dpemt221/index.html