Pular para o conteúdo
Voltar

Defensores escolhem hoje nova defensora-geral de Mato Grosso

Por meio de votação eletrônica, que teve início às 12h e segue até as 17h30, os defensores vão escolher a nova defensora-geral de Mato Grosso e os novos membros do Conselho Superior
Alexandre Guimarães | Assessoria de Imprensa

Bruno Cidade/DPMT
A | A

Nesta sexta-feira (4), a partir do meio-dia, por meio de votação eletrônica, teve início a eleição para defensora-geral de Mato Grosso para um mandato de dois anos (2023-2024).

Pela primeira vez na história da Instituição, duas candidatas disputam o cargo de chefia - as defensoras Maria Luziane Ribeiro de Castro, 49 anos, e Kelly Christina Veras Otacio Monteiro, 48 anos.

Luziane, que ocupa o cargo de secretária executiva da DPMT desde 2019, ingressou na Defensoria em 2004.

Kelly, que atua no Núcleo de Atendimento ao Público, Conciliação e Propositura de Iniciais de Cuiabá, iniciou os trabalhos no órgão em 2007.

A defensora Helyodora Carolyne Almeida Bento, conhecida como Karol Rotini, foi a primeira mulher a chefiar a Defensoria Pública de Mato Grosso, entre 2007 e 2008.

Rotini faz parte da atual comissão eleitoral, ao lado das defensoras Paula Fernandes (secretária) e Milena Bortoloto (membra), além de dois suplentes.

Essa é a segunda vez que os defensores vão utilizar o sistema de votação eletrônico, que permite a participação remota e emite o resultado instantaneamente, logo após o encerramento do pleito, às 17h30 - os membros recebem uma confirmação do voto eletrônico, automaticamente, por e-mail.

Conselho Superior – Além da escolha da nova defensora-geral, simultaneamente os defensores públicos estaduais vão eleger também os novos membros do Conselho Superior da Defensoria Pública, para um mandato de dois anos.

São 18 candidatos concorrendo a oito vagas, além de três cargos de suplente, no Conselho Superior, órgão colegiado de caráter consultivo, normativo e decisório.

A posse da nova defensora-geral e dos conselheiros eleitos será realizada no dia 2 de janeiro de 2023.