Notícias

Entrar

Voltar Mutirão da Defensoria Pública levou justiça e cidadania à população no Terminal do CPA I


18 de Maio de 2022 às 17:00
Mutirão Defensoria Até Você ocorreu ontem (17), das 6h às 10h, no Terminal de Ônibus do CPA 1, em Cuiabá; Defensoria Pública realizou 108 atendimentos relativos a ações de divórcio, pensão alimentícia, declaração de hipossuficiência para obtenção da segunda via gratuita de documentos e orientação na área da saúde
Alexandre Guimarães | Assessoria de Imprensa/DPMT


Bruno Cidade/DPMT
A | A

A Defensoria Pública realizou 108 atendimentos no mutirão Defensoria Até Você, na manhã desta terça-feira (17), no Terminal de Ônibus do CPA I, em Cuiabá. O órgão ofereceu à população assistência jurídica gratuita em ações de divórcio, pensão alimentícia, declaração para obtenção da segunda via gratuita de documentos e orientação na área da saúde.

Foi realizada uma ampla divulgação do evento na imprensa no dia anterior (16), incluindo entrevistas do defensor público-geral, Clodoaldo Queiroz, ao vivo, em programas de TV, para chamar a população para participar e orientar sobre a importância de levar os documentos necessários, como certidão de nascimento, RG e CPF dos filhos, certidão de casamento atualizada etc.

“A avaliação é excelente. Tivemos uma procura muito grande por parte da população, que foi super receptiva. Fizemos muitas orientações jurídicas. Percebemos realmente a carência da nossa população mais desassistida. Quanto mais criarmos facilitadores para que a Defensoria esteja mais próxima dessa população, muito melhor para eles”, afirmou Maria Luziane Ribeiro de Castro, secretária executiva da DPMT e idealizadora da ação.

Localizado na região norte de Cuiabá, o Terminal Urbano do CPA 1 foi construído em 1995 e é responsável por mais de 15 linhas de ônibus que cruzam toda a capital. Diariamente, cerca de 30 mil pessoas passam pelo local.

A ação foi muito elogiada pelos usuários. “Foi muito bom o atendimento! Esclareceu todas as minhas dúvidas. Minha avó precisa fazer uma cirurgia e eu fui muito bem informada e orientada”, agradeceu Ranielly Rodrigues de Arruda Leite, que tem 23 anos e trabalha como babá.

Os participantes receberam uma senha e puderam aguardar o atendimento sentados, até serem chamados. Muitas pessoas que não podiam esperar, pois precisavam ir para a escola ou para o trabalho, por exemplo, foram orientadas sobre como entrar em contato com o Núcleo da DPMT mais próximo.

“Foi uma boa resposta para o nosso projeto. Foi um embrião, um piloto, para fazer avaliações, ajustes, e isso passar a ser uma coisa constante, a Defensoria fazendo atendimentos na comunidade, nos bairros”, revelou Luziane.

O mutirão ocorreu na Semana da Defensoria Pública, instituída pela Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) em dezembro de 2019, em todo o estado, na terceira semana de maio, em alusão ao Dia do Defensor Público, celebrado no dia 19 de maio.

O próximo mutirão, direcionado aos catadores de recicláveis, está programado para o dia 7 de junho, no Aterro Sanitário de Cuiabá. O evento é uma alusão ao Dia Nacional de Luta dos Catadores de Materiais Recicláveis, celebrado na mesma data.