Nesta sexta-feira (13) seis dos sete candidatos ao cargo de ouvidor-geral da Defensoria Pública do Estado de Mato Grosso (DPEMT) fizeram apresentação de seus currículos e das suas propostas durante audiência pública realizada na Sede Administrativa da DPEMT.
O evento, promovido pela Comissão Eleitoral que trabalha no processo de indicação e escolha do ouvidor-geral para o biênio 2025/2026, visou promover a transparência e permitir que as entidades da sociedade civil inscritas para exercer direito de voto conhecessem os perfis, propostas e experiências dos candidatos que se posicionam para assumir a função de atuar como um canal de comunicação entre a população e a Defensoria Pública.
Durante a audiência, os candidatos apresentam suas trajetórias profissionais, enfatizando suas qualificações e visões sobre a importância da ouvidoria na defesa dos direitos dos cidadãos. Além disso, instigados pelos participantes, os candidatos esclareceram dúvidas e debateram sobre temas relevantes que impactam o funcionamento da Ouvidoria, da Defensoria Pública e, consequentemente, o acesso à justiça.
A presença de representantes da sociedade civil é essencial para garantir que a seleção do novo ouvidor reflita a diversidade de demandas e anseios da população.
“A ouvidoria é responsável por ouvir a voz dos movimentos sociais e trazer toda essa demanda para a Defensoria Pública, que por sua vez ampliou seu raio de atuação junto a sociedade. Uma Ouvidoria atuante e forte caminha lado a lado com os movimentos sociais, ampliando a democracia no sistema de Justiça”, disse a Defensora Pública Estadual e presidenta da Comissão Eleitoral para indicação e escolha do(a) ouvidor-geral da DPEMT biênio 2025/2026, Alenir Auxiliadora Ferreira da Silva Garcia.
Confira o perfil dos candidatos, por ordem alfabética: