Notícias

CAPACITAÇÃO


Com apoio da Defensoria, catadores participam de curso de Associativismo e Cooperativismo do Pró-Catador

Curso promovido pelo Sebrae, com apoio da Defensoria, reforçou direitos, deveres e práticas de gestão para associações de catadores

Por Marcia Olivera
14 de de 2025 - 15:49
Com apoio da Defensoria, catadores participam de curso de Associativismo e Cooperativismo do Pró-Catador

O encontro reuniu cerca de 40 catadores da Associação de Catadores de Material Reciclável e Reutilizável Mato Grosso Sustentável


A Defensoria Pública do Estado de Mato Grosso, por meio do Grupo de Atuação Estratégica em Defesa dos Catadores de Materiais Recicláveis e Reutilizáveis (Gaedic Catadores), viabilizou espaço físico e ajudou a articular a capacitação em Associativismo e Cooperativismo, promovida pelo Sebrae/MT, dentro do Projeto Pró-Catador, nesta sexta-feira (14), em Várzea Grande. 

O encontro reuniu cerca de 40 catadores da Associação de Catadores de Material Reciclável e Reutilizável Mato Grosso Sustentável (Asmats) e marcou um passo importante na formação, profissionalização e autonomia das associações do município. 

A presidente da Asmts, Maria Aparecida Nascimento, a Cidinha, destacou a relevância do treinamento e a parceria com a Defensoria.

“Fiquei muito feliz de fazer parte desse projeto Pró-Catador que o Sebrae está executando no Brasil todo. É uma formação e capacitação para catadores de materiais recicláveis. Eu fui lá em Brasília quando fui homenageada no circuito internacional de resíduos sólidos e perguntei sobre essa formação. Disseram que aqui em Mato Grosso tinha essa formação, conversamos com o Sebrae, e agora, começamos a ser treinados. E posso dizer que essa é a primeira de muitas capacitações que virão”, relatou.

Cidinha ressaltou a importância da Defensoria Pública na construção desse processo. “Agradeço à Defensoria Pública, que auxilia quatro associações de catadores aqui de Várzea Grande, nós somos uma delas, por ter aberto as portas do órgão para essa capacitação. Sabíamos muito sobre nossos direitos, mas pouco sobre nossos deveres e o curso reforçou a importância desse aspecto e do trabalho coletivo, organizado e com visão empreendedora. A Defensoria nos auxiliou a pescar e agora estamos indo atrás desse peixe”, afirmou. 

Além do conteúdo teórico e prático conduzido pelo Sebrae, o evento contou com orientação sobre contribuição previdenciária ministrada pelo contador Heder Vanni Massarolo, ampliando o entendimento dos trabalhadores sobre proteção social. A Secretaria Municipal de Assistência Social também auxiliou aos catadores com entrega de cestas básicas.

Defensoria Pública - A defensora pública Cleide Regina Nascimento, que atua na defesa da criança e do adolescente em Várzea Grande, foi a responsável por viabilizar o espaço físico e acompanhar a capacitação. Para ela, o encontro representa mais do que um curso, é um movimento de fortalecimento e reconhecimento do papel dos catadores e catadoras. 

“A capacitação foi extremamente positiva e importante. As catadoras e catadores puderam aprender sobre direitos, organização interna e proteção social, fortalecendo o trabalho coletivo deles. Acredito que esse conhecimento contribuirá diretamente para o aprimoramento da gestão da associação, ampliando autonomia e acesso a políticas públicas essenciais para o desenvolvimento das associadas e associados”, destacou.

O evento foi articulado em conjunto pelo Gaedic Catadores, que acompanha permanentemente quatro associações de Várzea Grande, e pela diretoria da Asmats. A iniciativa reforça a política institucional da Defensoria Pública de apoiar movimentos sociais, promover a inclusão produtiva e ampliar o acesso a direitos para grupos historicamente vulnerabilizados.