O VI Congresso Brasileiro de Atuação Interdisciplinar nas Defensorias Públicas está chegando em Cuiabá e durante os dias 24, 25 e 26 de setembro, o público terá uma programação repleta de debates sobre cuidados e direitos fundamentais, além de conferir as apresentações de trabalhos científicos de pesquisadores de todo o Brasil. O evento acontece na Faculdade de Tecnologia do Senai/MT (Fatec), na Capital.
Realizado pela Defensoria Pública do Estado de Mato Grosso (DPEMT), por meio da Escola Superior da Defensoria Pública (Esdep), o congresso tem início na quarta-feira (24), a partir das 17h com o credenciamento oficial, seguido da apresentação do Coro Experimental de Mato Grosso e da solenidade de abertura.
Às 19h30, o público acompanha a primeira conferência, com o tema “O Cuidado como Direito Humano: desafios e avanços na implementação da Política Nacional de Cuidados”, com o economista da Auditoria Cidadã, Rodrigo Ávila; a doutora em Sociologia pela Universidade de São Paulo (SP), Ana Carolina Andrada; a defensora pública de Mato Grosso Tânia Regina de Matos; e com mediação da coordenadora das equipes psicossociais da Defensoria Pública do Estado do Ceará, Andreya Amendola.
Na quinta-feira (25), às 8h haverá a segunda conferência. A assistente social da DPEMT, Amanda Fontenelli; a assistente social da Defensoria Pública de São Paulo, Camila dos Santos; a psicóloga da Defensoria Pública de Roraima, Dellyane Torres; e a gerente do psicossocial da Defensoria Pública do Pará, Jane Simone Moraes de Mela Zaze, se unem com a pós doutora em psicologia clínica, Emilia E. Broide, para debater o tema “Panorama das equipes interdisciplinares nas Defensorias Públicas”.
A terceira conferência começa a partir das 10h30, com o tema “Perspectivas do direito ao cuidado: políticas públicas, proteção social e justiça”, com a participação de Paula Cavalcante, psicóloga da Defensoria Pública de São Paulo; Mariela Reis Buenos, defensora pública do Paraná; Nilva Maria Ruffato, assistente social da Defensoria Pública do Paraná; e Thamires Ribeiro, pesquisadora do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).
No período da tarde, a partir das 14h começa a primeira sessão de apresentação dos trabalhos científicos selecionados. A partir das 16h30, começa a quarta conferência, com o tema “Justiça e Cuidado: desigualdades de gênero, raça e classe na garantia de direitos”, com a participação da coordenadora do Centro Integrado de Apoio à Pessoa com Deficiência da Defensoria Pública do Maranhão, Maelle M. Garreto; a defensora pública do Rio de Janeiro Patrícia Fonseca Carlos Magno de Oliveira; a defensora pública do Ceará Michele Cândido Camela; e a presidente da Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas (Fenatrad), Creuza Maria de Oliveira.
Na sexta-feira (26), a partir das 8h o público poderá conferir uma apresentação teatral. A partir das 11h começa a segunda sessão de apresentação de trabalhos científicos. Às 14h começa a terceira sessão de apresentações.
Para conferir a programação completa, basta clicar aqui.
O Congresso - Com o objetivo de ampliar as discussões acerca dos cuidados, nos dias 24, 25 e 26 de setembro, a DPEMT, por meio da Esdep, realiza o VI Congresso Brasileiro de Atuação Interdisciplinar nas Defensorias Públicas, com o tema “Cuidado e Direitos Fundamentais”, na Faculdade de Tecnologia do Senai/MT (FATEC), em Cuiabá.
O evento reúne profissionais de diversas áreas para discutir os impactos sociais, jurídicos e institucionais do cuidado em contextos marcados por desigualdades históricas. O congresso propõe uma reflexão crítica sobre como o cuidado em suas diversas formas é distribuído de maneira desigual na sociedade brasileira.
Além das palestras com convidados de renome nacional, o Congresso contará com um espaço dedicado à apresentação de trabalhos. Profissionais, pesquisadores, defensores públicos, integrantes de equipes técnicas e demais interessados poderão apresentar suas produções para compor os anais do evento.
Durante o congresso serão debatidos dez eixos temáticos:
• Cuidado e Mulheres;
• Cuidado e as Desigualdades Raciais;
• Cuidado, Infância e Juventude;
• Cuidado e Pessoas com Deficiência;
• Cuidado e Pessoas Idosas;
• Cuidado e Pessoas Privadas de Liberdade;
• Financiamento e Políticas Sociais de Cuidado;
• Cuidado, Saúde Mental e Uso de Drogas;
• Cuidado e Direitos Fundamentais;
• Cuidado e Políticas de Promoção ao Bem-estar.
Para realizar a inscrição no Congresso, basta acessar este link.