Na manhã desta terça-feira (2), a defensora pública Jacqueline Gevizier Rodrigues Ciscato realizou uma visita institucional ao Centro de Reabilitação Louis Braille, em Rondonópolis (218 km de Cuiabá).
Atualmente, cerca de 230 pessoas com deficiência visual e outras deficiências são atendidas pela entidade, a maioria proveniente de famílias em situação de vulnerabilidade social.
“Eles têm um serviço maravilhoso, fazem um atendimento de qualidade. Conheci o trabalho deles através do Lar dos Idosos, quando fiz uma visita institucional lá, e o coral deles estava cantando. Eles também participaram do Mutirão Pop Rua, que ofereceu atendimento gratuito para pessoas em situação de rua no dia 19 de agosto”, revelou a defensora.

Louis Braille é uma entidade beneficente que há 42 anos apoia, por meio da educação inclusiva e serviços assistenciais, crianças, jovens, adultos e idosos com deficiência visual e outras deficiências.
“Foi muito importante a visita dela hoje, pois ela pôde ver de perto como é feito o nosso trabalho, como os projetos são feitos, como os professores trabalham, como os alunos são recebidos”, afirmou o presidente da instituição, Luiz Antônio de Toledo.
De acordo com a entidade, a missão do Louis Braille é amparar e orientar a pessoa com deficiência visual para a sua emancipação e inclusão social, tornando-a um ser crítico e atuante no contexto social em que vive.

“Essas visitas in loco são muito importantes porque podem nos ajudar a levar mais longe o nome da instituição. A gente necessita de ajuda sempre”, revelou Toledo.
O presidente explicou que a entidade tem apenas três funcionários cedidos pelo Município e 9 cedidos pelo Estado, além de outros contratados pela instituição, que depende de doações e verbas de emendas parlamentares para manter as atividades.
Conforme a entidade, os serviços oferecidos são: Psicologia, Serviço Social, Alfabetização Braille e Cálculos Matemáticos utilizando o Soroban, Orientação e Mobilidade, AEE (Atendimento Educacional Especializado), AVAS (Atividade de Vida Autônoma e Social), Estimulação Precoce, Estimulação e Reabilitação Visual, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Atividades Físicas, Caminhada, Hidroginástica, Natação, Goalball, Informática Assistiva, Projeto Horta, Artesanato, Aulas de Música e Canto Coral.