Notícias

RONDONÓPOLIS


Defensora visita entidade que atende mais de 200 pessoas com deficiência visual

Coral do Centro de Reabilitação Louis Braille participou do Mutirão Pop Rua, realizado pela DPEMT em agosto

Por Alexandre Guimarães
02 de de 2025 - 17:40
Reprodução Defensora visita entidade que atende mais de 200 pessoas com deficiência visual


Na manhã desta terça-feira (2), a defensora pública Jacqueline Gevizier Rodrigues Ciscato realizou uma visita institucional ao Centro de Reabilitação Louis Braille, em Rondonópolis (218 km de Cuiabá).

Atualmente, cerca de 230 pessoas com deficiência visual e outras deficiências são atendidas pela entidade, a maioria proveniente de famílias em situação de vulnerabilidade social.

“Eles têm um serviço maravilhoso, fazem um atendimento de qualidade. Conheci o trabalho deles através do Lar dos Idosos, quando fiz uma visita institucional lá, e o coral deles estava cantando. Eles também participaram do Mutirão Pop Rua, que ofereceu atendimento gratuito para pessoas em situação de rua no dia 19 de agosto”, revelou a defensora.

Louis Braille é uma entidade beneficente que há 42 anos apoia, por meio da educação inclusiva e serviços assistenciais, crianças, jovens, adultos e idosos com deficiência visual e outras deficiências.

“Foi muito importante a visita dela hoje, pois ela pôde ver de perto como é feito o nosso trabalho, como os projetos são feitos, como os professores trabalham, como os alunos são recebidos”, afirmou o presidente da instituição, Luiz Antônio de Toledo.

De acordo com a entidade, a missão do Louis Braille é amparar e orientar a pessoa com deficiência visual para a sua emancipação e inclusão social, tornando-a um ser crítico e atuante no contexto social em que vive.


“Essas visitas in loco são muito importantes porque podem nos ajudar a levar mais longe o nome da instituição. A gente necessita de ajuda sempre”, revelou Toledo.

O presidente explicou que a entidade tem apenas três funcionários cedidos pelo Município e 9 cedidos pelo Estado, além de outros contratados pela instituição, que depende de doações e verbas de emendas parlamentares para manter as atividades.

Conforme a entidade, os serviços oferecidos são: Psicologia, Serviço Social, Alfabetização Braille e Cálculos Matemáticos utilizando o Soroban, Orientação e Mobilidade, AEE (Atendimento Educacional Especializado), AVAS (Atividade de Vida Autônoma e Social), Estimulação Precoce, Estimulação e Reabilitação Visual, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Atividades Físicas, Caminhada, Hidroginástica, Natação, Goalball, Informática Assistiva, Projeto Horta, Artesanato, Aulas de Música e Canto Coral.