A Defensoria Pública do Estado de Mato Grosso (DPEMT) reforça que todo atendimento à população é realizado apenas presencialmente, nos Núcleos do órgão, e pelo número único de WhatsApp: 65 99963-4454.
O atendimento é feito por um sistema conhecido como chatbot, pelo qual o cidadão, no início do serviço, é guiado por um robô a responder perguntas objetivas, usando números.
Com a utilização do chatbot, o cidadão não precisa se deslocar até o Núcleo da DPEMT e, muitas vezes, é possível enviar a documentação, ajuizar a ação e acompanhar todo o trâmite processual via WhatsApp.
Além disso, por meio do canal oficial de atendimento remoto, não há risco de cair em golpes, nos quais criminosos se passam por servidores ou defensores e exigem o envio de dinheiro “para liberar um pagamento bloqueado na justiça”.
Foi o que aconteceu com J.M.N.C., vítima de uma tentativa de golpe por telefone em Sinop, no último dia 14, quando criminosos utilizaram informações reais de um processo aberto recentemente em nome dela para tentar obter vantagem financeira. Ela desconfiou que era golpe, desligou a ligação e imediatamente entrou em contato com a DPEMT.
A Defensoria Pública alerta a população que não faz nenhum tipo de cobrança, via boleto, PIX ou outras formas de pagamento, para liberar alvarás, conceder benefícios judiciais ou realizar qualquer outro serviço. Toda a assistência jurídica prestada pela instituição é 100% gratuita, por meio da atuação de servidores e defensores públicos.

Por isso, a Defensoria orienta a população a desconfiar de mensagens sobre processos, valores ou supostos pagamentos, além de nunca compartilhar dados pessoais ou bancários.
Sempre que suspeitar de um crime, a pessoa deve entrar em contato com a Defensoria por meio dos canais oficiais para denunciar e verificar quais providências serão tomadas.
A assistência via chatbot (65 99963-4454) está disponível de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h, mesmo horário do expediente regular nos Núcleos da DPEMT em todo o estado. Clique aqui para acessar o endereço de cada Núcleo.
Nos outros dias e horários, incluindo fins de semana e feriados, o atendimento é feito por telefone, em sistema de plantão. Clique aqui para acessar os contatos do plantão.