Notícias

NOVO PARAÍSO


Defensoria participa de ação social que atendeu 1,5 mil pessoas em Cuiabá

4ª edição do “Viva o Seu Bairro” levou diversão e cidadania à comunidade da região norte

Por Alexandre Guimarães
01 de de 2025 - 16:58
Reprodução Defensoria participa de ação social que atendeu 1,5 mil pessoas em Cuiabá


A Defensoria Pública do Estado de Mato Grosso (DPEMT) participou da quarta edição do projeto “Viva o Seu Bairro” em 2025, que reuniu cerca de 1.500 pessoas no bairro Novo Paraíso, no último sábado (30), em Cuiabá.

No mutirão, a DPEMT ofereceu serviços gratuitos, como orientação jurídica e emissão da declaração de hipossuficiência para obtenção da segunda via do documento (RG).

A defensora pública Karol Bento e o assessor jurídico Marcus Vinicius Alves da Silva representaram o órgão na ação, que ocorreu no miniestádio da comunidade.

O bairro, que está localizado na região norte da capital, engloba diversos loteamentos, assentamentos e áreas de expansão, locais marcados pelo cenário de desigualdade e vulnerabilidade social.


A babá Maria Eva da Silva levou a neta Eloá para brincar no pula-pula e participar de desafios e brincadeiras com a criançada e aproveitou os serviços oferecidos.

“Eu consegui fazer a carteirinha de transporte público, meu marido fez exames clínicos e meu sobrinho tirou o certificado de reservista no estande do Exército. Foi uma programação completa para toda a família”, relatou.

Crianças e jovens participaram de gincanas, brincadeiras, e oficinas de pintura, enquanto toda a comunidade teve acesso a serviços gratuitos, como renegociação de dívidas e exames de saúde, incluindo consultas oftalmológicas, aferição de pressão, testes de glicemia, entre outros.

As ações sociais gratuitas, incluindo apresentações musicais, tiveram início às 15h e seguiram até o período noturno. Os atendimentos aconteceram por ordem de chegada.

Viva o Seu Bairro – Criado em 1993, o projeto tem o objetivo de proporcionar acesso à cultura, ao lazer e a serviços sociais aos bairros de Cuiabá.

Todos os atendimentos são gratuitos e feitos por voluntários que integram o projeto há anos.

Cada edição leva aos moradores do bairro escolhido e proximidades uma série de serviços oferecidos por parceiros, entre empresários, órgãos públicos e organizações não governamentais (ONGs).

* Com informações da Gazeta Digital.