A Defensoria Pública do Estado de Mato Grosso (DPEMT) anunciou a abertura de mais vagas de inscrição para os interessados em participar do VI Congresso Brasileiro de Atuação Interdisciplinar nas Defensorias Públicas. O evento será realizado nos dias 24, 25 e 26 de setembro, na Faculdade de Tecnologia do Senai/MT (FATEC), em Cuiabá, e traz como tema central “Cuidado e Direitos Fundamentais”.
O congresso, promovido pela DPEMT por meio da Escola Superior da Defensoria Pública (Esdep), será um espaço de debate e reflexão sobre a interseccionalidade nas práticas de cuidado no âmbito judicial, extrajudicial e interdisciplinar das Defensorias Públicas em todo o Brasil.
Segundo o diretor da Esdep, defensor público Fernando Soubhia, o congresso reunirá especialistas, defensores e profissionais de diversas áreas como direito, psicologia e assistência social para discutir os impactos sociais, jurídicos e institucionais do cuidado em contextos marcados por desigualdades históricas.
A coordenadora de Assuntos Interdisciplinares da DPEMT, Amanda Fontenelli, explica que as conferências principais vão tratar de temas como o papel das mulheres chefes de família no cuidado, políticas públicas para pessoas com deficiência, idosos e população privada de liberdade, além da infância e juventude e os desafios do financiamento público na política nacional de cuidados.
A defensora pública-geral, Luziane Castro, destaca que o evento se diferencia pela presença de profissionais de renome nacional, que trarão perspectivas diversas para a construção coletiva de soluções em prol do acesso à Justiça e da garantia dos direitos fundamentais.
Programação e convidados - A programação contará com nomes de destaque, como Rodrigo Ávila (Auditoria Cidadã da Dívida), Laís Wendel Abramo (Secretaria Nacional de Cuidados e Família), Emília Estivalet Broide (psicanalista e pesquisadora), Thamires Ribeiro (Ipea), Mariela Reis Bueno (defensora pública do Paraná, vencedora do Prêmio Innovare), e Creuza Maria de Oliveira (presidente da Fenatrad), além de profissionais de diversas Defensorias Públicas do país.
Durante os três dias, também haverá espaço para a apresentação de trabalhos acadêmicos e profissionais, que irão compor os anais do evento e poderão ser apresentados oralmente pelos inscritos.
Eixos temáticos - Os debates do congresso estão organizados em eixos: Cuidado e Mulheres; Cuidado e as Desigualdades Raciais; Cuidado, Infância e Juventude; Cuidado e Pessoas com Deficiência; Cuidado e Pessoas Idosas; Cuidado e Pessoas Privadas de Liberdade; Financiamento e Políticas Sociais de Cuidado; Cuidado, Saúde Mental e Uso de Drogas; Cuidado e Direitos Fundamentais e Cuidado e Políticas de Promoção ao Bem-estar.
Inscrições - Com a abertura de novas vagas, profissionais, pesquisadores, integrantes de equipes técnicas e demais interessados têm mais uma oportunidade de garantir participação no evento. As inscrições devem ser feitas pelo link oficial: VI Congresso Brasileiro de Atuação Interdisciplinar nas Defensorias Públicas.