A Defensoria Pública do Estado de Mato Grosso (DPEMT) recebeu o Selo A3P 2025 do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) pela implementação da agenda ambiental na administração pública.
Assinado pelo ministro do Meio Ambiente, João Paulo Ribeiro Capobicano, o certificado é um reconhecimento oficial ao órgão pelo preenchimento integral do sistema de monitoramento de sustentabilidade federal.
A conquista ocorreu pelo desempenho da instituição no ResSoA (Responsabilidade Socioambiental), uma plataforma federal destinada a acompanhar e avaliar as ações ecológicas desenvolvidas pelos órgãos públicos.
O preenchimento detalhado desse sistema garante que a instituição seja avaliada em seus critérios de gestão responsável.
Para a Defensoria Pública, esse reconhecimento evidencia o compromisso diário com práticas de gestão sustentável, o uso inteligente dos recursos públicos e a promoção da educação ambiental, consolidando a imagem socioambientalmente responsável do órgão.

Ações práticas – A adesão da DPEMT à Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P) ocorreu em 2020.
Desde então, o alinhamento das ações diárias aos princípios de sustentabilidade tem gerado resultados expressivos: a Instituição também conquistou o Selo A3P nos anos de 2023 e 2024.
O trabalho, no entanto, não fica restrito aos relatórios. O compromisso da Defensoria se converte em iniciativas práticas e visíveis para a sociedade.
Em abril de 2026, por exemplo, o órgão promoveu uma grande ação de arborização na sua nova sede administrativa, localizada no Centro Político Administrativo (CPA), em Cuiabá, ajudando a construir um ambiente mais verde e sustentável na capital.

Trabalho em equipe – O sucesso consecutivo na obtenção dos selos é resultado direto do trabalho sinérgico da Comissão Gestora Socioambiental da DPEMT.
A atuação célere, colaborativa e organizada do grupo foi essencial para a execução do monitoramento e para a garantia de mais este reconhecimento em nível nacional.
Atualmente, a comissão é composta por Larissa Davoglio de Arruda Peres do Pinho (presidente), Ana Flávia Fachin (vice-presidente), e Thereza Cristina Sales Peres.