Estrutura - O prédio do Núcleo de Vila Rica foi totalmente reformado para receber a Defensoria Pública num espaço físico de 70,44 metros quadrados de área construída, que assegura funcionalidade, conforto e acessibilidade. O ambiente conta com recepção, copa, gabinete, sala de assessoria e banheiro adaptado para pessoas com deficiência. O prédio recebeu divisórias internas, instalação de rede lógica de dados e comunicação, substituição integral da rede elétrica, implantação de sistema de climatização, pintura interna e da fachada, instalação de comunicação visual e colocação de novas portas, visores e janelas, trocados para garantir maior acessibilidade, segurança e conforto aos cidadãos.
Fortalecimento institucional - A inauguração representa mais um passo da DPEMT em direção ao fortalecimento institucional e à ampliação do acesso à justiça em todas as regiões do Estado. Com a nova estrutura, os moradores de Vila Rica terão atendimento nas áreas cível e criminal de forma mais ágil, humanizada e próxima, o que consolida o compromisso da instituição em estar onde o cidadão mais precisa. Também participaram do evento a segunda-subdefensora pública, Maria Cecília da Cunha, o ouvidor-geral da DPE-MT, Getúlio Pedroso.
Participaram ainda o advogado Kayo Rhudson Santos Carvalho, representando a presidente da 27ª subseção da OAB-MT em Vila Rica, Luana Costa Lico, além de autoridades locais como o presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Geovane Stival Lopes, a conselheira tutelar Cleonice Guimarães da Silva, a diretora do Abrigo Nosso Lar Feliz, Maria de Nazaret de Souza Pires, o diretor da Cadeia Pública, Rivelino Pereira de Jesus, o delegado Luiz Humberto Mendes Leite e a coordenadora do CRAS, Maria Abadia da Silva Borges.