A Defensoria Pública do Estado de Mato Grosso inaugurou o novo Núcleo do órgão em Sorriso, 398 km de Cuiabá, entregando à população um espaço físico amplo, moderno, acolhedor e adaptado para crianças, idosos e pessoas com deficiência. A 11ª unidade inaugurada em 2025 faz parte do programa de expansão estrutural e territorial da instituição, que vem consolidando sua presença em todas as regiões do estado com o objetivo de ampliar o acesso da população vulnerável aos serviços profissionais de assistência administrativa e jurídica.
Com população estimada em 124.665 pessoas para 2025, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Sorriso registra um crescimento econômico, urbano e demográfico acelerados. E com ele, cresceu também o número de cidadãos em situação de vulnerabilidade social. A defensora pública-geral, Luziane Castro, destacou que cerca de 30% dos habitantes da comarca encontram-se nessa condição, reforçando a necessidade de uma estrutura mais completa e preparada para atender as diversas carências da comunidade.
“Sorriso é um município que vem crescendo a olhos nus, que cresceu muito nos últimos anos e, na mesma proporção, temos aqui o crescimento da população vulnerável, que hoje é calculada em torno de 30% da população local. Então era muito importante que a Defensoria Pública oferecesse o melhor espaço, um espaço amplo, moderno e acolhedor para receber essa população”, afirmou Luziane.
Ela também destacou a evolução no número de atendimentos, mais de 12 mil registros até outubro de 2025, número significativamente superior ao contabilizado no mesmo período do ano anterior. “Isso prova que um espaço mais adequado para a população era mais que necessário. E o que a Defensoria fez, dentro do seu projeto de expansão, foi, por meio de um esforço muito grande, pintar Mato Grosso de verde”, completou.