Na próxima quinta-feira (29), às 9h, a defensora pública-geral, Luziane Castro e integrantes da Administração Superior da Defensoria Pública do Estado de Mato Grosso (DPEMT) inauguram o novo Núcleo do órgão no município de Terra Nova do Norte (643 km de Cuiabá). O espaço foi totalmente reformado para oferecer serviços jurídicos e administrativos à população da comarca, com conforto e dignidade.
A comarca atende a uma população de cerca de 20 mil habitantes dos municípios de Terra Nova do Norte e Nova Guarita, além dos distritos de Miragua do Norte, Nona Agrovila e Nonoaí do Norte. O Núcleo está localizado na avenida Clóvis Felício Vetoratto, n° 101, Centro. Lá, há dois meses os atendimentos vinham sendo feitos de forma remota e a partir da inauguração do novo prédio os atendimentos passarão a ser feitos de forma presencial.
“A presença física da Defensoria Pública na comarca reforçará a confiança e a visibilidade do órgão junto à comunidade - notamos, por exemplo, que o número de atendimentos vem aumentando a cada semana, acredito que pelas pessoas passarem a conhecer melhor seu direito, a ter direitos e a partir disso, a buscá-los”, disse a coordenadora do Núcleo, defensora Tais Papa.
O prédio, cedido pela Prefeitura Municipal, tem 191,48 metros quadrados de área construída e precisou passar por reformas para garantir segurança, organização e instalação da identidade visual do órgão. No espaço a população contará com uma recepção, espaço criança, sala de acolhimento, sala multiuso. Os defensores e servidores terão a sua disposição uma copa, gabinete, sala para assessoria e cinco banheiros, um deles adaptado para pessoas com deficiência.