A Defensoria Pública do Estado de Mato Grosso (DPEMT) realizou 147 atendimentos a pessoas em situação de rua, durante o Mutirão Pop Rua, em seis municípios: Cuiabá, Juína, Primavera do Leste, Rondonópolis, Sinop, e Tangará da Serra.
A ação, que ocorreu na última terça-feira (19), em alusão ao Dia Nacional de Luta e Visibilidade da População em Situação de Rua, disponibilizou atendimento gratuito para garantir os direitos fundamentais dessa população, como emissão da segunda via da certidão de nascimento e orientação jurídica.
Em alguns municípios, em parceria com outros órgãos públicos, foram oferecidos também serviços de corte de cabelo e barba, café da manhã, entre outros.

Na capital, a DPEMT realizou 26 atendimentos na Praça Alencastro, em parceria com o Fórum Pop Rua e o Movimento População de Rua.
Já em Rondonópolis, ocorreram 21 atendimentos, inclusive com a disponibilização de serviços de corte de cabelo e barba, design de sobrancelha e unhas, além de um café da manhã, com o apoio do Senac, no Centro de Referência Especializado Pop Rua.

Também no dia 19, os atendimentos ocorreram simultaneamente em Juína (Centro de Referência Especializado de Assistência Social/CREAS), Tangará da Serra (CREAS), e Primavera do Leste (Albergue Santa Úrsula).
Conforme informou a defensora pública Ana Lúcia Gonçalves Bandeira Duarte, que participou do mutirão, foram registrados oito atendimentos em Tangará da Serra, especialmente pedidos de segunda via de documentos e consulta processual.
