Notícias

PARCERIA


Direitos das mulheres são tema do segundo encontro do curso Defensores Populares

Capacitação busca formar multiplicadores de cidadania em Mato Grosso, com programação semanal até dezembro

Por Marcia Olivera
25 de de 2025 - 16:07
Direitos das mulheres são tema do segundo encontro do curso Defensores Populares

Lideranças comunitárias, população e interessados participam de curso de formação


A Escola Superior da Defensoria Pública de Mato Grosso (Esdep) deu continuidade, nesta quarta-feira (24), ao curso de formação Defensores Populares, com um tema que mobiliza e preocupa todo o país: os direitos das mulheres. O encontro reuniu lideranças comunitárias, defensores e defensoras públicas, além de participantes da sociedade civil, em uma roda de diálogo sobre enfrentamento à violência de gênero e promoção da cidadania.

A defensora pública que atua no Núcleo da Defesa da Mulher de Cuiabá (Nudem), Rosana Leite, conduziu a atividade e avaliou o curso como um espaço de aprendizado mútuo.

“Foi um momento muito especial, estivemos com homens e mulheres multiplicadores e multiplicadoras, que tiveram muitas dúvidas e pudemos falar sobre promoção de direitos humanos das mulheres em Mato Grosso e no Brasil. Falamos sobre a atuação da Defensoria Pública no enfrentamento à violência contra a mulher e quais são os mecanismos existentes hoje. E esse curso trouxe o ensino voltado para o aprendizado mútuo, então também aprendi muito. Consegui entender o que as pessoas que vieram aqui queriam do curso e acredito que é isso, precisamos ouvir bastante e interagir”, avaliou.

A fala da defensora dialoga com a avaliação da participante Carla Vecchia, que destacou a relevância do tema em Mato Grosso. “Estamos na Defensoria Pública para nos formarmos como educadores populares e o tema escolhido foi muito importante, direito das mulheres, pois sabemos que Mato Grosso é o primeiro no ranking do país em número de violência contra a mulher, então, precisamos falar sobre o assunto e como ele se instala na sociedade. A violência contra a mulher não é um caso isolado, mas, um mal que acomete todo o país. Precisamos urgente de políticas públicas sobre o tema, de mais informação e de conhecimento”, avaliou.

Para Mametu Synavanju, outra participante, a iniciativa fortalece o protagonismo feminino e a aproximação com os órgãos públicos com a população. “É de extrema importância saber sobre a valorização das mulheres e que nada que trate de nós, deve ser feito sem nossa participação. Os órgãos públicos estão evidenciando esse poder, estão evidenciando nossa valorização. É de extrema importância essa participação da comunidade dentro dos órgãos públicos e recomendo muito esses eventos. Quero que a minha comunidade participe”, disse. 

Formação cidadã - O curso Defensores Populares é uma iniciativa da Esdep e terá encontros semanais até dezembro, sempre às quartas-feiras. O objetivo, segundo o diretor da Escola, Fernando Soubhia, é formar lideranças comunitárias para que multipliquem o conhecimento em suas bases.

“A ideia é capacitar lideranças populares para que eles pulverizem o que aprenderam aqui em suas comunidades. Para que saibam se defender junto com a Defensoria, para que não dependam tanto do órgão. Queremos prepara-los para que não seja uma relação paternalística, mas horizontal”, explicou. 

A programação teve início na semana passada com o tema Catadores de Materiais Recicláveis, conduzido pela defensora pública Carolina Renée, e seguirá com assuntos como os direitos das pessoas autistas, da população em situação de rua, empregadas domésticas, povos indígenas, pessoas presas, população LGBTQIA+, pessoas com deficiência, saúde, consumidor, além de círculos de construção de paz e práticas restaurativas.