Notícias

TERRITÓRIO DE DIREITOS


Documentário feito pela Defensoria Pública será lançado nesta sexta-feira no YouTube

O documentário estará disponível a partir das 19h, no canal de vídeo oficial do órgão

Por Marcia Olivera
01 de de 2025 - 15:05
Documentário feito pela Defensoria Pública será lançado nesta sexta-feira no YouTube

Documentário estará disponível ao público a partir das 19h desta sexta-feira


A Defensoria Pública do Estado de Mato Grosso (DPEMT) lança, às 19h desta sexta-feira (1), o primeiro documentário produzido exclusivamente pela Instituição, no canal oficial do órgão, no YouTube. “Território de Direitos” é um projeto audiovisual que pretende mostrar os bastidores da atuação da DPEMT em comunidades mato-grossenses marcadas por conflitos fundiários. 

O trailer está disponível no mesmo canal desde o dia 29 de julho. Agora, os cidadãos com acesso à internet poderão conhecer o documentário completo.

Todas as imagens e entrevistas foram realizadas pela equipe da Diretoria de Imprensa e Comunicação Institucional da DPEMT durante os mutirões do projeto Território de Direitos - uma iniciativa da própria Defensoria com o objetivo de localizar, de maneira ativa e estratégica, famílias em situação de extrema vulnerabilidade, que vivem em áreas marcadas por disputas de terra.

A iniciativa foi construída com base na decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) na Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) nº 828, que trata da proteção contra despejos forçados. Durante as ações, é aplicado o Sistema de Atendimento Fundiário (SAF), ferramenta que permite o levantamento detalhado das informações das famílias atendidas, possibilitando ao Poder Público uma atuação eficaz para garantir o direito à moradia.

Por meio de entrevistas com defensores públicos, servidores e, principalmente, com as pessoas defendidas pela Defensoria, o documentário oferece um olhar humano sobre os impactos reais do projeto, indo além dos aspectos jurídicos para evidenciar histórias de vida e resistência. 

O documentário pretende dar visibilidade à luta de quem vive no campo ou em áreas urbanas periféricas, muitas vezes esquecidas pela sociedade. O material dá a oportunidade para a população conhecer um dos papéis da Defensoria Pública de Mato Grosso na defesa de direitos fundamentais.