Notícias

ATENÇÃO ESTUDANTES


DPEMT abre inscrições para monitoria voluntária durante Congresso de Atuação Interdisciplinar

Serão disponibilizadas 10 vagas para alunos regulamente matriculados em qualquer curso de graduação

Por Paulo Henrique Fanaia
13 de de 2025 - 15:20
DPEMT abre inscrições para monitoria voluntária durante Congresso de Atuação Interdisciplinar


A Defensoria Pública do Estado de Mato Grosso (DPEMT) está com inscrições abertas para que estudantes matriculados em cursos de graduação possam trabalhar como monitores voluntários durante o VI Congresso Brasileiro de Atuação Interdisciplinar nas Defensorias Públicas, que acontece entre os dias 24, 25 e 26 de setembro, na Faculdade de Tecnologia do Senai/MT (Fatec), em Cuiabá.

As inscrições podem ser feitas por meio deste link até o dia 20 de agosto. Serão disponibilizadas 10 vagas para alunos regulamente matriculados em qualquer curso de graduação. Para se inscrever, o candidato deve enviar o comprovante de matrícula, bem como um vídeo de apresentação com duração máxima de até dois minutos no qual deverão se apresentar e expor sua motivação para atuar como monitor voluntário no Congresso.

A carga horária da monitoria será distribuída nos dias e turnos do evento, totalizando 40 horas. As funções poderão incluir: apoio no credenciamento e recepção; orientação ao público participante; apoio logístico nas salas de atividades e auditórios; apoio à equipe de organização e palestrantes; apoio nas atividades culturais e intervenções. Ao final será fornecido certificado de monitoria.

Por meio deste link, o candidato terá acesso ao edital de seleção.

O congresso - Nos dias 24, 25 e 26 de setembro, a DPEMT, por meio da Escola Superior da Defensoria Pública de Mato Grosso (Esdep), realiza o VI Congresso Brasileiro de Atuação Interdisciplinar nas Defensorias Públicas, com o tema “Cuidado e Direitos Fundamentais”, na Faculdade de Tecnologia do Senai/MT (FATEC), em Cuiabá.

O evento reúne profissionais de diversas áreas para discutir os impactos sociais, jurídicos e institucionais do cuidado em contextos marcados por desigualdades históricas. O congresso propõe uma reflexão crítica sobre como o cuidado em suas diversas formas é distribuído de maneira desigual na sociedade brasileira.

Além das palestras com convidados de renome nacional, o Congresso contará com um espaço dedicado à apresentação de trabalhos. Profissionais, pesquisadores, defensores públicos, integrantes de equipes técnicas e demais interessados poderão apresentar suas produções para compor os anais do evento.

Para realizar a inscrição no Congresso, basta acessar este link.