Nesta quarta-feira (17), a Defensoria Pública do Estado de Mato Grosso (DPEMT) apresentou os resultados atingidos pelo Núcleo de Mediação de Conciliação de Cuiabá em relação aos cuidados com os idosos. Durante a reunião do Comitê de Implantação da Rede Nacional de Amparo e Proteção à Pessoa Idosa de Mato Grosso (Renadi/MT), no Tribunal de Justiça do Estado de Mato Grosso (TJMT), a defensora pública Elianeth Nazário destacou que os números de sessões de mediação promovidos pela Defensoria Pública têm ajudado a restabelecer os laços entre os idosos e suas famílias.
Para colocar em números, somente no ano de 2023, o Núcleo de Mediação da DPEMT em Cuiabá realizou 51 audiências voltadas aos idosos. Em 2024, foram realizadas 85 audiências. Já em 2025, até o fim de setembro foram realizadas 114 audiências para este público.
“Diante da ausência e até da precariedade das políticas públicas, a Defensoria tem feito um trabalho de defesa do idoso com relação a sociedade e até mesmo dentro do seio familiar. Através da Defensoria nós temos realizado, desde 2016, sessões de mediação na qual trazemos as famílias e os idosos e ficamos atentos às suas necessidades e seus desejos para construir essa dinâmica de cuidados. Tem sido muito construtivo essas reuniões com o Renadi, porque podemos ouvir o que o Executivo Estadual tem feito, o que pode ser aprimorado conforme os dados levantados pela Defensoria e onde a nossa instituição se encaixa no papel mais construtivo, e muitas vezes, até ativo, diante da precariedade das politicas públicas”, afirma Elianeth Nazário.
A Renadi/MT é uma iniciativa que visa articular órgãos públicos e organizações não governamentais para garantir os direitos, proteção e amparo à população idosa do estado. A Rede busca melhorar o atendimento às demandas dos idosos, assegurando que seus direitos sejam respeitados e que recebam assistência adequada em diversas áreas.
Integram a Renadi em Mato Grosso: a DPEMT; o Tribunal de Justiça (TJMT); Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc); Secretaria de Estado da Saúde (SES); Secretaria de Estado da Educação (Seduc); Secretaria de Estado do Esporte e Lazer (Secel); Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp); Polícia Civil; Polícia Militar; Corpo de Bombeiros Militar; Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec); Ministério Público do Estado de Mato Grosso (MPMT); Tribunal de Contas do Estado (TCEMT); e Conselho Estadual da Pessoa Idosa (Cededipi).
Durante sua apresentação, a defensora ressaltou a importância do trabalho da rede de cuidados dos idosos, foco do Renadi/MT. “Hoje você tem o indivíduo, mas ele não é isolado, você tem que vê-lo sob o aspecto sistêmico, ele vem de uma região, ele é formado por uma cultura, pertence a um grupo familiar, e com isso você tem toda uma conjunção de fatores. Eu preciso observar porque o indivíduo está doente? Ele recebe o benefício? Ele está tomando se remédio? É uma conjunção. Quando você trabalha em rede, e esse é o grande desafio, nós tiramos essas perspectivas individualizadas para ele enquanto cidadão”, diz a defensora.