A Defensoria Pública do Estado de Mato Grosso (DPEMT) recebeu, nesta sexta-feira (26), o Selo Ouro em reconhecimento ao nível de maturidade digital alcançado durante a 2ª Pesquisa Nacional de Transformação Digital e Gestão de Tecnologia nas Defensorias Públicas Estaduais realizado pelo Conselho Nacional das Defensoras e Defensores Públicos-Gerais (Condege). A entrega da honraria aconteceu durante o encerramento do 5º Encontro Nacional de Tecnologia e Inovação das Defensorias (Enastic) e o 2º Congresso Nacional de Tecnologia e Inovação das Defensorias Públicas Estaduais (CNTI), que aconteceu esta semana em Cuiabá.
O objetivo da pesquisa é de aprofundar a compreensão sobre maturidade digital, impacto institucional e capacidade de transformação da Defensoria Pública dos Estados. Durante todo o ano de 2025, a pesquisa avaliou quesitos como estratégia e planejamento digital; estrutura organizacional e governança; orçamento e investimentos em Tecnologia da Informação (TI); equipes e capacidade tecnológica; sistemas, plataformas e infraestrutura digital; inovação e experimentação; maturidade digital institucional; impacto da transformação digital; e boas práticas e projetos de inovação.
“Alcançar o Selo Ouro é resultado de muito trabalho realizado ao longo dos anos. É evidente o quanto a Defensoria Pública de Mato Grosso cresceu no aspecto de inovação e tecnologia, além da melhoria dos sistemas. Portanto, esse Selo representa um reconhecimento. Tenho muita gratidão por todo o esforço que envolve os servidores que fizeram com que nós atingíssemos esse tão sonhado prêmio. Tudo isso mostra a nossa evolução tecnológica que resulta no melhor atendimento à população”, comemorou a defensora pública-geral, Luziane Castro.
Quando o assunto é evolução tecnológica, a DPEMT está à frente do tema. Durante o 5º Enastic, a instituição fez o lançamento da sua mais nova plataforma de atendimento digital totalmente integrada ao Sistema SOLAR, o ChatBot institucional, sistema que irá auxiliar a população na busca de atendimento junto à instituição. A plataforma foi idealizada e produzida pela equipe da Diretoria de Governança Digital e Inovação da DPEMT, sendo uma evolução do atendimento via Whatsapp utilizado pela população.
Além de reconhecer os cases de sucesso da DPEMT, a Pesquisa Nacional de Transformação Digital e Gestão de Tecnologia nas Defensorias Públicas Estaduais também premia a capacidade organizacional e transformação digital, evidenciando a existência de instituições com capacidades digitais mais estruturadas e capazes de atuar como referência para o compartilhamento de práticas e experiências no sistema defensorial.
“O Selo mostra que a DPEMT melhorou muito no quesito tecnologia, mas também mostra que podemos melhorar ainda mais. O prêmio mostra a maturidade da Defensoria Pública, um conceito que estamos trabalhando diariamente”, afirma o diretor de Governança Digital e Inovação da DPEMT, Ricardo Luis Fernandes Pinheiro.

Enastic e CNTI - Ao longo dos três dias de evento (24, 25 e 26 de junho), defensoras e defensores públicos, servidoras e servidores da Defensoria Pública dos Estados, além de especialistas, gestores e profissionais do ecossistema jurídico de diferentes regiões do Brasil se reuniram na UniSenai, em Cuiabá, para discutir como novas ferramentas e metodologias podem aprimorar o atendimento à população e tornar os serviços jurídicos mais acessíveis.
O 5º Enastic e o 2º CNTI foi realizado em parceria entre a DPEMT, o Condege, a Escola Superior da Defensoria Pública de Mato Grosso (Esdep) e a J.Ex.
Além de discutir os impactos da Inteligência Artificial no dia a dia dos operadores do Sistema de Justiça, o congresso buscou debater acerca das perspectivas para o futuro das instituições públicas tendo em vista o avanço da tecnologia, a reinvenção do acesso à Justiça, os desafios da proteção de dados e as novas tendências da tecnologia no uso das ferramentas em favor da atuação da Defensoria Pública dos Estados.

Prêmio de Boas Práticas - Durante o evento foram anunciados os vencedores do “2º Prêmio de Inovação e Boas Práticas em Tecnologia das Defensorias Públicas”. A premiação busca promover a troca de experiências entre a Defensoria Pública dos Estados, incentivando a disseminação de soluções inovadoras que aprimorem a gestão, o atendimento à população e a eficiência operacional. Ao reconhecer e divulgar iniciativas tecnológicas de destaque, o prêmio fortalece a cultura da inovação no setor público, impulsiona a modernização dos serviços prestados e estimula a replicação de boas práticas que possam beneficiar a instituição e os assistidos.
Nesta edição, os destaques principais ficaram com a Defensoria Pública dos Estados do Rio de Janeiro, Pará e Rio Grande do Norte. A votação popular ocorreu após a apresentação de cada um dos 11 finalistas aos participantes do Congresso.
Confira os projetos finalistas:
Inovação Digital na Gestão e Governança
1º BI Conversacional – DPERN
2º Sistema CEC – DPERS
3ª Gestão.AI – DPEES
Eficiência Operacional, Segurança e Sustentabilidade Tecnológica
1º MANA – DPEPA
2º Assistente de Dosimetria da Pena – DPEPR
3º Chat de Cadastro Automatizado e Agendamento no SOLAR – DPEPE
3º MINUTA IA – DPERS / DPERJ
Experiência Digital e Acesso à Justiça para o Cidadão
1º MarIA - DPERJ
2º PACIFICA.DEF - DPEPR
3º Júlia – Assistente de Agendamento Digital – DPESP
3º SID – DPETO
Veja as fotos do 5º Encontro Nacional de Tecnologia e Inovação das Defensorias (Enastic) e o 2º Congresso Nacional de Tecnologia e Inovação das Defensorias Públicas Estaduais (CNTI) AQUI.