Notícias

EQUIPE REFORÇADA


DPEMT dá posse a nove servidores aprovados no II Concurso da instituição

A atual gestão foca na ampliação do acesso à justiça, priorizando o atendimento às populações vulneráveis, especialmente em áreas distantes

Por Paulo Henrique Fanaia
04 de de 2025 - 19:27
Paulo Henrique Fanaia DPEMT dá posse a nove servidores aprovados no II Concurso da instituição


Nesta quinta-feira (4), a Defensoria Pública do Estado de Mato Grosso (DPEMT) deu posse a nove servidores aprovados no II Concurso de Servidores da instituição. Durante a cerimônia de posse, a defensora pública-geral, Luziane Castro, destacou a importância da chegada dos servidores que irão atuar nas atividades meio da Defensoria, auxiliando a DPEMT a levar atendimento jurídico à toda a população vulnerável de Mato Grosso.

“A Defensoria tem um propósito, o de levar justiça, cidadania e acolhimento à nossa população. Hoje já estamos batendo mais de 400 mil atendimentos em 2025. Independentemente de onde o assistido esteja, a Defensoria Pública vai atender. Tudo isso que acontece na ponta, acontece porque vocês da atividade meio fazem essa roda girar, por isso vocês são tão importantes. Digo para vocês que a Defensoria tem lado, o lado da população que mais precisa e são pessoas que às vezes nem sabem a quem recorrer, pessoas que ouvem muitos ‘nãos’. Por isso, dentro das nossas possibilidades, tentamos fazer com que essas pessoas cheguem até a nossa instituição e entendam que aqui é uma instituição diferente”, disse Luziane.

Foram empossados: Anderson Borges Clemente; André Henrique Borges da Silva; Boaventura Braz Leite Neto; Bruna Isabela de Campos Siqueira; e Lucas Henrique Teixeira Lopes, todos nos cargos de Técnico Administrativo. Jônison da Silva Cunha; Natasha Nince Guedes Barbosa; e Stefânia Graciano Oliveira Campos, nos cargos de Analista Contador. João Wagner Pascoto, no cargo de Advogado.

“Meu sonho sempre foi atuar na advocacia pública, área que eu estudo desde que me formei em Direito. Atuei por seis anos na advocacia privada, mas sempre quis a advocacia pública. A atuação na Defensoria Pública me brilhou os olhos quando me explicaram a natureza do trabalho da instituição, por isso eu fico em paz para assumir este cargo”, comemora o novo servidor advogado, João Wagner Pascoto.

“A dedicação para um concurso público é grande, é de muita renúncia. Agora está sendo gratificante chegar até aqui. Estou conhecendo o trabalho da Defensoria e é muito bom poder contribuir com o meu trabalho, ainda mais pela importância da instituição, pelo valor social que ela exerce na sociedade e pelas pessoas em situação de vulnerabilidade. Estou muito feliz de fazer parte dessa equipe”, afirma a analista contadora, Stefânia Graciano Oliveira Campos.

Com um olhar voltado para a ampliação do acesso à justiça, a atual gestão da Defensoria Pública tem como foco oferecer atendimento às populações mais vulneráveis, especialmente aquelas residentes em municípios e distritos distantes da estrutura de serviços públicos gratuitos. A posse dos novos servidores públicos busca garantir a atuação de forma presencial em todas as regiões. Em janeiro de 2024, pela a Defensoria Pública do Estado alcançou 100% das comarcas de Mato Grosso.

O concurso público da DPEMT foi homologado em outubro de 2023. Ao todo foram 14.036 inscritos para o certame que ofertou 28 vagas imediatas, mais formação de cadastro de reserva para cargos de níveis médio e superior.