Nesta quinta-feira (7), a Defensoria Pública do Estado de Mato Grosso (DPEMT) deu posse a quatro novos servidores aprovados no II Concurso de Servidores da instituição. Com o objetivo de manter a excelência dos serviços prestados pela Defensoria e ampliar o acesso à Justiça da população em vulnerabilidade, só nos últimos sete meses, a instituição já empossou 12 aprovados no concurso para atuarem nas atividades-meio.
“Hoje é um dia extremamente importante. Estamos dando reforço para nossas atividades-meio e demos posse a quatro novos servidores. Como eu sempre digo, é o reforço para nossa atividade-meio com a finalidade de prestar o melhor atendimento para a atividade-fim, sempre pensando no cidadão mato-grossense. Só uma equipe organizada e estruturada vai atender e proporcionar melhores condições para nossas equipes que ficam lá na ponta. É a Defensoria Pública do Estado de Mato Grosso em franco processo de expansão para o melhor atendimento da população que mais precisa em nosso estado”, comemorou a defensora pública-geral, Luziane castro.
Nesta cerimônia foram empossados: Bonihelson José da Silva Oliveira e Josemar Barbosa da Costa, ambos como analistas contadores; Giovanni Trentin Ferronato, como analista psicólogo, lotado na Diretoria de Gestão de Pessoas; e Joeder Rodrigues França Moura, como analista de sistemas, lotado na Diretoria de Governança Digital. Todos irão atuar em Cuiabá.
“É uma realização pessoal que eu vinha buscando há muto tempo. Eu fui premiado em entrar nessa instituição que já sou apaixonado por ela”, afirma Bonihelson.
Em abril deste ano, a DPEMT deu posse a três servidoras: Danielly Karoline Mendes Alves e Claudenilde Lopes dos Santos, nos cargos de analista psicóloga, lotadas na Coordenadoria de Assuntos Interdisciplinares (Catai); e Dariane Batista Rodrigues, como técnica administrativa.

Já em maio, a DPEMT deu posse a cinco servidores: Erlini Ferreira de Souza, no cargo de analista arquiteto, lotada na Diretoria de Infraestrutura Física; Raquel Alves Fernandes da Silva, no cargo de analista engenheira, lotada na Diretoria de Infraestrutura Física; Jorge Alexandre Lima de Souza, como analista engenheiro, na Diretoria de Infraestrutura Física; Thiago Araújo Bezerra de Sousa, como analista psicólogo, lotado na Coordenadoria de Assuntos Interdisciplinares; e Andrielli Rodrigues dos Santos, no cargo de analista contadora, lotada na Diretoria de Finanças e Contabilidade.
O concurso público da DPEMT foi homologado em outubro de 2023. Ao todo, foram 14.036 inscritos para o certame que ofertou 28 vagas imediatas, mais formação de cadastro de reserva para cargos de níveis médio e superior.
Com um olhar voltado para a ampliação do acesso à justiça, a atual gestão da Defensoria tem como foco oferecer atendimento às populações mais vulneráveis, especialmente aquelas residentes em municípios e distritos distantes da estrutura de serviços públicos gratuitos. A posse dos novos servidores públicos busca garantir a atuação de forma presencial em todas as regiões. Em janeiro de 2024, pela primeira vez, a Defensoria Pública do Estado alcançou 100% das comarcas do estado.