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INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO


DPEMT participa da abertura do Seminário Estadual da Educação Infantil em Cuiabá

O encontro reúne dirigentes municipais, equipes pedagógicas, professores da Educação Infantil e pesquisadores para refletir sobre práticas inclusivas e o fortalecimento de uma escola que acolha a diversidade

Por Paulo Henrique Fanaia
30 de de 2025 - 16:30
Paulo Henrique Fanaia DPEMT participa da abertura do Seminário Estadual da Educação Infantil em Cuiabá


Na tarde desta terça-feira (30), a Defensoria Pública do Estado de Mato Grosso (DPEMT) participou da abertura do Seminário Estadual da Educação Infantil – Os Desafios da Inclusão, evento promovido pela União dos Dirigentes Municipais de Educação de Mato Grosso (Undime/MT), em Cuiabá. Com o tema “Construindo uma Escola Plural para a Infância”, o encontro celebra o compromisso das instituições municipais e estaduais com a inclusão e a educação de qualidade.

“O tema deste seminário dialoga diretamente com a missão institucional da Defensoria Pública: garantir que cada criança, independente de suas condições sociais, econômicas ou necessidades específicas, tenha pleno acesso a uma educação de qualidade, que respeite sua dignidade e potencial. A inclusão não pode ser vista como concessão, mas como um direito inegociável, que exige políticas públicas eficazes, gestão comprometida, professores valorizados e espaços escolares que acolham a diversidade humana. Este evento nos convoca a construir uma escola verdadeiramente plural, onde nenhuma criança seja invisível, onde cada uma encontre espaço para sonhar, brincar, se desenvolver e florescer em sua integralidade”, afirma a defensora pública Cleide Regina Nascimento.

O encontro acontece nesta terça, quarta e quinta-feira no Hotel Fazenda Mato Grosso e tem como objetivo reunir dirigentes municipais, equipes pedagógicas, professores da Educação Infantil, pesquisadores e convidados para refletir sobre práticas inclusivas e o fortalecimento de uma escola que acolha a diversidade desde os primeiros anos.

Além disso, o seminário busca debater sobre a Resolução do Conselho Nacional de Educação (CNE/CEB) nº 1/2024, que traz as Diretrizes Operacionais Nacionais de Qualidade e Equidade para a Educação Infantil, que devem ser implementadas em todo o Brasil e que visam garantir uma gestão eficiente, infraestrutura adequada, ambientes de aprendizagem acolhedores, processos pedagógicos eficazes e condições que favoreçam o desenvolvimento de crianças de 0 a 5 anos e 11 meses.

“Paulo Freire nos lembra que 'se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda'. Essa verdade ecoa com ainda mais força quando falamos da educação infantil, fase em que cada gesto, cada oportunidade e cada espaço de acolhimento podem transformar a vida de uma criança para sempre. A Defensoria se coloca ao lado de todos vocês nesta caminhada, porque acreditamos que investir na primeira infância é investir no futuro de Mato Grosso e do Brasil”, garante a defensora.