Notícias

ESCUTA QUALIFICADA


DPEMT participa de encontro nacional que debateu papel de diálogo da Ouvidoria

Encontro no Rio de Janeiro destacou atuação da Ouvidoria como ponte entre a sociedade e a instituição

Por Alexandre Guimarães
02 de de 2025 - 11:50
Ascom/DPERJ DPEMT participa de encontro nacional que debateu papel de diálogo da Ouvidoria


O ouvidor-geral da Defensoria Pública do Estado de Mato Grosso (DPEMT), Getúlio Pedroso, representou o órgão na 4ª reunião ordinária do Conselho Nacional de Ouvidorias-Gerais das Defensorias Públicas (CNODP), que ocorreu entre 24 e 26 de setembro, no Rio de Janeiro-RJ.

A programação contou com representantes de 17 estados, além de movimentos sociais, organizações da sociedade civil, lideranças comunitárias, defensores e servidores públicos, em um espaço de debates, trocas de experiências e celebrações.

"Estivemos lado a lado de ouvidores e ouvidoras de todo o Brasil. Foi um espaço de troca de experiências e construção democrática, fortalecimento das Ouvidorias e compromisso com uma escuta ativa que transforma a realidade. Apresentamos os projetos como o Contornando a Estrada Verde da Defensoria de Mato Grosso, presente em 100% das comarcas, reforçando o papel das Ouvidorias como a voz do povo dentro da instituição", destacou Pedroso.

Na abertura do encontro (dia 24), os participantes destacaram a relevância da atuação das Ouvidorias externas como pontes de diálogo entre a sociedade civil e a Defensoria Pública.

“É preciso ter atitudes concretas que valorizem a Ouvidoria como instrumento de transformação. É a escuta qualificada que nos permite melhorar o serviço”, afirmou o defensor público-geral do Rio de Janeiro, Paulo Vinícius Cozzolino Abrahão.

Durante o evento, foram discutidos temas como a necessidade de uma Ouvidoria pautada na perspectiva interseccional de gênero e raça, garantindo a escuta qualificada, o efetivo acesso à justiça e o aprimoramento do atendimento prestado na ponta.

O encontro também contou com a apresentação cultural do grupo Alarcon Picanço, com o musical Negros Olhos. Em seguida, os ouvidores participaram de uma agenda externa e puderam conhecer as instalações da Ouvidoria-Geral da Defensoria Pública do RJ na Sede Operacional do Menezes Côrtes.

Anfitriã do evento, a ouvidora-geral da DPERJ, Fabiana Silva, destacou a importância do trabalho coletivo e da articulação nacional para o fortalecimento do canal de diálogo, com o compromisso de ampliar o modelo para os estados que ainda não implementaram a Ouvidoria externa.

*Com informações da Ascom/DPERJ