Notícias

COMBATE À VIOLÊNCIA


Exposição “Desenhos que Falam” começa nesta segunda-feira

O evento reúno desenhos que abordam a violência contra as mulheres pelo olhar de crianças a adolescentes

Por Paulo Henrique Fanaia
19 de de 2025 - 15:02
DPEMT Exposição “Desenhos que Falam” começa nesta segunda-feira


A Defensoria Pública do Estado de Mato Grosso (DPEMT), por meio do Núcleo de Defesa da Mulher (Nudem), realiza nesta segunda-feira (24), às 9h30, a abertura da exposição “Desenhos que Falam: percepções sobre a violência doméstica”, no setor de acolhimento dos Núcleos Cíveis de Cuiabá, localizado na avenida Historiador Rubens de Mendonça, 2.362, no edifício Pantanal Business. O evento reúne desenhos produzidos por crianças e adolescentes do 5º ao 9º ano de escolas estaduais da capital.

A ideia para a exposição surgiu durante o mês de agosto, quando as defensoras públicas, Rosana Leite Antunes de Barros e Zanah Figueiredo Carrijo, visitaram algumas escolas de Cuiabá para conversar com as alunas e alunos sobre o combate à violência doméstica e familiar. Naquele mês, algumas unidades de ensino da rede estadual realizaram atividades em alusão à campanha nacional “Agosto Lilás”, que visa o enfrentamento a este tipo de violência.

Após ter contato com os desenhos feitos pelos alunos, as defensoras decidiram realizar a exposição dos trabalhos com o objetivo de buscar a reflexão acerca da necessidade de discutir a violência contra as mulheres dentro e fora das escolas.

“O artigo 8º, da Lei Maria da Penha, traz, dentre outras políticas públicas, a inclusão nos currículos escolares do enfrentamento à violência doméstica. Essa é uma política pública um pouco distante da atual realidade de Mato Grosso, infelizmente. Todavia, quando os alunos externam, através de desenhos, como enxergam a temática, a exposição se torna de extrema importância para que a sociedade possa tratar do assunto, fomentando o debate”, afirma Rosana Leite.

Serviço

O que: Abertura da exposição “Desenhos que Falam: percepções sobre a violência doméstica”.

Quando: Dia 24 de novembro (segunda-feira) – 9h30.

Onde: Setor de acolhimento dos Núcleos Cíveis de Cuiabá, localizado na avenida Historiador Rubens de Mendonça (Avenida do CPA), nº 2.362, edifício Pantanal Business.