Nesta segunda e terça-feira (22 e 23), a Defensoria Pública do Estado de Mato Grosso (DPEMT), em parceria com a Escola Superior da Defensoria (Esdep) e a Fundação Getúlio Vargas (FGV), reuniu os gestores das unidades administrativas da instituição em Cuiabá, para oferecer o curso “Liderança e Gestão de Equipes”, com a proposta de debater ferramentas que facilitam no gerenciamento das equipes de cada setor. Este é o segundo módulo do curso que teve início no mês de agosto, quando forma ministrados dois dias de aula.
“Nosso objetivo é facilitar que os gestores possam compreender melhor e associar aos objetivos da instituição para conduzir um trabalho que seja totalmente alinhado e sincronizado, para que possa ser produtivo e positivo para todos, principalmente para a sociedade que vai usufruir dos serviços da Defensoria Pública. Para mim é um orgulho estar aqui ministrando esses dois dias de aula, principalmente com o grupo que eu encontrei aqui, que é um grupo receptivo e disposto a aprender e mudar, se for necessário, ou pelo menos a mudar seus comportamentos para ter melhorias para suas equipes”, afirma a professora da FGV, Iêda Vecchioni.
"O curso de capacitação e formação de lideranças foi contratado pela Administração Superior da Defensoria Pública em parceria com a FGV, tendo vista a expertise da instituição e o grupo renomado de professores, que é referência nacional. Nós buscamos essa capacitação para treinar nossos diretores, nossos chefes de gabinete e todos os cargos de gestão estratégica, tendo em vista a necessidade que a Defensoria tem de profissionalizar cada vez mais os seus diretores e formar líderes, porque eles têm a atribuição de chefiar dezenas de outras pessoas, coordenadores e gerentes que estão sob a sua responsabilidade. A Defensoria tem se esforçado no sentido de gerar capacitações aos seus diretores e com isso espera-se um bom clima de relacionamento interno e uma entrega de resultado à população carente com mais eficiência", afirma o primeiro subdefensor público-geral, Rogério Borges Freitas.
Para a diretora de Gestão de Pessoas da DPEMT, Janayra Aparecida, o curso oferecido pela instituição é um momento essencial de troca de experiências que tem o poder de trazer à tona situações que melhoram as atividades meio da Defensoria Pública.
“Esse curso é muito importante porque ele possui uma abordagem macro, mas ao mesmo tempo, traz questões profundas com metodologias que podemos usar em nosso dia a dia. Durante esses dois dias, nós tivemos contato com conceitos e também colocamos em prática situações que podemos implementar junto das nossas equipes”, afirma a servidora.
Com o objetivo de ser uma formação exclusiva e customizada, o curso de “Liderança e Gestão de Equipes”, é ministrado pela FGV em parceria com a Esdep e a DPEMT. As aulas abordam temas que vão desde a solução de conflitos, até mesmo formas de motivação das equipes, sempre buscando a integração dos servidores para aprimorar os serviços oferecidos pela Defensoria Pública em todo o estado de mato Grosso.