Na última segunda-feira (30), o defensor público Iderlipes Pinheiro de Freitas assumiu a presidência da Associação Mato-grossense das Defensoras e Defensores Públicos (AMDEP) para o biênio 2025-2027.
O novo presidente da AMDEP foi eleito para o cargo no dia 2 de junho. A eleição ocorreu de forma virtual, com chapa única.
Criada em 1999, a Associação nasceu com a função de defender os interesses dos defensores públicos ativos e aposentados de Mato Grosso. Sem fins lucrativos, a entidade atua também para fortalecer institucionalmente a Defensoria Pública.
A cerimônia de posse foi realizada de forma híbrida e marca os 26 anos da AMDEP, que serão completados nesta quinta-feira (3).
Durante o discurso, o presidente recém-empossado destacou que a nova gestão será guiada por união, diálogo aberto, respeito mútuo e escuta ativa.
“Assumimos hoje com a certeza de que esses fundamentos serão o alicerce de nossa atuação, contribuindo para uma AMDEP cada vez mais forte, representativa e próxima de seus associados”, afirmou.
Rogério Borges Freitas, primeiro subdefensor público-geral, representou a Administração Superior da Defensoria Pública do Estado de Mato Grosso (DPEMT) no evento.
“Externei os meus votos para que ele faça uma boa adminstração em nome da classe, reivindicando todos os direitos dos associados. Estive presente para declarar meu apoio à Amdep e dizer que a Administração está disposta a dialogar e atender aos pedidos da associação, que faz um trabalho excelente defendendo os interesses da classe,” afirmou.
Na cerimônia de posse, a defensora Janaina Yumi Osaki, que deixa a presidência após duas gestões à frente da AMDEP, manifestou sentimento de dever cumprido e agradeceu pelo apoio de toda a classe e dos membros da Associação.
“Foram anos de batalhas, especialmente no Legislativo Federal, onde buscamos garantir direitos e avanços para nossa carreira. Tenho confiança de que a nova gestão, liderada pelo Iderlipes, continuará esses esforços, elevando ainda mais o trabalho da AMDEP em defesa de todos nós”, declarou.
A cerimônia também empossou Caroline Maat Rodrigues Sakaui (vice-presidente), Luiz Augusto Cavalcanti Brandão (secretário-geral), Alessandra Maria Ezaki (primeira secretária), Anderson Pereira Martins (diretor de atividades de pesquisas), Nelson Gonçalves de Souza Junior (tesoureiro) e Jorge Alexandre Felipe Viana Munduruca (diretor de previdência e assistência social).
O Conselho Fiscal agora é formado por Alenir Auxiliadora da Silva Garcia, Janaina Yumi Osaki e Emília Maria Bertini Bueno.
* Com informações de Dalila Rodrigues/Amdep