Notícias

POXOREU


Idoso consegue cirurgia de catarata após ação da Defensoria Pública

Em agosto o idoso conseguiu realizar a cirurgia no Hospital Regional de Rondonópolis, já retornou para casa e está se recuperando bem.

Por Djhuliana Mundel
12 de de 2024 - 15:46
Idoso consegue cirurgia de catarata após ação da Defensoria Pública


O idoso A. D. C. realizou uma cirurgia de catarata após determinação judicial motivada por ação da Defensoria Pública do Estado de Mato Grosso (DPEMT). 

A. D. C., de 73 anos, mora em Poxoréu (252km de Cuiabá) e, por mais de dois anos, sofreu com a perda progressiva da visão, o que agravou seu estado de saúde, levando a uma cegueira total de um dos olhos em razão de estar acometido de catarata e glaucoma, conforme relatório médico. 

Em agosto o idoso conseguiu realizar a cirurgia no Hospital Regional de Rondonópolis, já retornou para casa e está se recuperando bem. 

Entenda o caso - Tendo em vista que o procedimento não é regulado pelo SISREG (Sistema Nacional de Regulação), A. D. C. buscou uma cópia do Laudo de Solicitação de Autorização de Internação Hospitalar junto a Secretaria Municipal de Saúde e, apesar da solicitação médica ter sido solicitada em 2018, não havia qualquer previsão ou perspectiva mínima sobre a data e o prazo para a realização do procedimento cirúrgico, o que expôs o idoso a iminente risco de ter sua visão comprometida, causando graves danos, alguns inclusive irreversíveis e irreparáveis.  

A. D. C. procurou a Defensoria para garantir a cirurgia pela rede pública de saúde, já que não teria condições de arcar com todos os custos da cirurgia, estimada em R$ 9.900. 

“Lamentavelmente, sabemos que mesmo procedimentos menos complexos, como a cirurgia de catarata pleiteada pelo assistido, ainda não são facilmente acessíveis às pessoas carentes de recursos financeiros no país.  Felizmente, foi possível que realizasse a cirurgia que lhe permitiu voltar a enxergar adequadamente e restituiu parcela de sua dignidade subtraída ao longo da espera pelo tratamento de que necessitava”, comemorou o defensor público Marcelo Fernandes de Nardi. 

Catarata - A catarata é uma doença ocular que se caracteriza pela perda de transparência do cristalino, a lente natural do olho. Ela pode causar a perda progressiva da visão e, em casos avançados, levar à cegueira. 

Glaucoma - Doença que acomete os olhos e é provocada pela elevação da pressão ocular. É uma doença que não tem cura e quando não é tratada pode levar à cegueira.