Notícias

EDUCAÇÃO COM DIVERSÃO


Mais de 70 alunos participam de ação educativa da Defensoria Pública em Primavera do Leste

Crianças e adolescentes receberam informações sobre atuação do órgão por meio de apresentações lúdicas

Por Alexandre Guimarães
14 de de 2025 - 15:54
Reprodução Mais de 70 alunos participam de ação educativa da Defensoria Pública em Primavera do Leste


Na manhã desta terça-feira (14), mais de 70 crianças e adolescentes participaram do evento “Defensoria Até Você” no Núcleo de Primavera do Leste (234 km de Cuiabá) da Defensoria Pública do Estado de Mato Grosso (DPEMT).

Dois ônibus levaram os alunos ao local, por meio da parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social, lotando o auditório do Núcleo.

A iniciativa teve como objetivo divulgar informações sobre a atuação da Defensoria de forma lúdica às crianças, com apresentações de dança, brincadeiras e outras atividades.

Os defensores públicos Nelson Gonçalves de Souza Júnior e Rafael Rodrigues Pereira Cardoso, coordenador do Núcleo, proporcionaram aos estudantes uma imersão na estrutura da Defensoria Pública, inclusive com uma visita aos gabinetes dos membros.

Também participaram da iniciativa a defensora pública Patrícia Vieira dos Santos Fernandes e a equipe da 6ª Defensoria Pública do Núcleo de Primavera do Leste, responsável pela organização do evento.

A ação contou ainda com uma exposição sobre perseverança e discriminação social e racial, utilizando o contexto do filme “A milhões de quilômetros” – baseado na história real do engenheiro da Nasa, José Hernández, e sua família de fazendeiros migrantes em sua jornada desde uma vila rural, no México, para mais de 300 km acima da Terra, na Estação Espacial Internacional.

Em seguida, ocorreu uma apresentação de dança de duas alunas do Projeto Social Mãe Cidinha, que atende cerca de 160 crianças e adolescentes no município, oferecendo atividades como judô, capoeira, dança, artesanato, reforço escolar, entre outras.


“Foi um momento muito especial, cheio de aprendizado, carinho e inspiração para todas as crianças e adolescentes que tiveram a oportunidade de visitar a Defensoria Pública. Obrigada por abrirem as portas e contribuírem para o crescimento e o futuro das nossas crianças”, destacou a coordenadora do Projeto Mãe Cidinha, Creonice Pessoa dos Santos.

Logo depois, uma equipe de voluntários do projeto “Só Risos”, fantasiados de palhaços, promoveram danças e interações divertidas com as crianças, que também receberam um lanche ofertado por meio da parceria com a agência local do banco Sicredi.

Paula Graciely Alves, gerente do Senac, que auxiliou na organização do evento, conta que o objetivo da ação era levar os alunos para saber mais sobre a atuação dos defensores públicos.

“Tivemos uma reunião com o Dr. Nelson e buscamos parceiros para levar as crianças e realizar esse projeto. A gente espera que esse evento possa se repetir novamente no futuro para que mais pessoas possam ter conhecimento do que é a Defensoria e quais serviços ela oferece”, revelou.

“Louvamos a dedicação e o empenho de cada pessoa que investiu seu tempo e energia na realização deste dia, em uma inesquecível expressão de amor e solidariedade”, afirmou Júnior. 

O defensor agradeceu aos servidores e membros do Núcleo de Primavera do Leste e às equipes do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial de Mato Grosso (Senac-MT), Secretaria Municipal de Assistência Social, Projeto Social Mãe Cidinha, e Sicredi, que participaram da ação.

“A iniciativa alcançou seu nobre objetivo, especialmente ao levar informação de forma lúdica às crianças, que são, indubitavelmente, a semente da paz e da esperança em nossa sociedade”, ressaltou.