Notícias

REFORÇO NA EQUIPE


Nova defensora pública de Mato Grosso toma posse

Gabriela Vargas Cunda foi estagiária de pós-graduação na DPEMT antes de tomar posse como defensora

Por Alexandre Guimarães
03 de de 2025 - 15:29
Isabela Mercuri/DPEMT Nova defensora pública de Mato Grosso toma posse


Na manhã desta sexta-feira (3), durante a 28ª reunião ordinária do Conselho Superior da Defensoria Pública do Estado de Mato Grosso (DPEMT), ocorreu a posse da defensora pública Gabriela Vargas Cunda, 27 anos.

A cerimônia de posse ocorreu por volta das 9h, na sala do Conselho Superior da DPEMT, no edifício Pantanal Business, em Cuiabá, com a presença da defensora pública-geral, Luziane Castro.

“Seja muito bem-vinda. Nosso coração realmente se enche de alegria. Desde que assumimos a Defensoria Pública, em 2023, a gente tinha aquele sonho de levar a Defensoria para todas as comarcas, de atender os cidadãos, independente de onde estivessem. A gente conseguiu, mas só conseguiu porque teve pessoas como você, que abraçaram o estado de Mato Grosso”, afirmou a chefe da DPEMT.

Natural de Porto Alegre-RS, Gabriela foi aprovada no sexto concurso para defensores públicos de Mato Grosso, realizado em 2023. Ela é formada em direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS), com pós-graduação em direito penal e criminologia.

Gabriela atuou como voluntária na Defensoria Pública da União (DPU), de agosto de 2020 a agosto de 2021, foi estagiária de pós-graduação na Defensoria Pública do Rio Grande do Sul (DPERS), de agosto de 2021 a agosto de 2023, e também estagiária de pós na DPEMT, de forma remota, de junho de 2024 a setembro de 2025.

No juramento de posse, a defensora prometeu “servir o povo do estado de Mato Grosso, desempenhando com retidão as funções do cargo, cumprindo e fazendo cumprir a Constituição e as leis, e prestando assistência jurídica integral e gratuita aos necessitados e vulneráveis”.

Em seu discurso, ela agradeceu aos servidores, defensores públicos e especialmente à família dela, que veio da capital gaúcha para participar da cerimônia, além de amigos e familiares que acompanharam a transmissão online.

“Desde 2018, quando conheci a Defensoria Pública, sabia que ali estava o meu propósito em cursar a faculdade de direito. Agora como defensora pública, espero poder contribuir para a efetivação e o respeito dos direitos humanos e prestar assistência jurídica integral e gratuita a todas pessoas em situação de vulnerabilidade que necessitarem”, destacou.