Notícias

MÃOS À OBRA


Novos defensores públicos são lotados e designados para núcleos do interior de MT

Nomeações reforçam atuação da Defensoria Pública no estado com ampliação da presença institucional em regiões antes atendidas por acumulação

Por Marcia Olivera
01 de de 2025 - 18:20
Novos defensores públicos são lotados e designados para núcleos do interior de MT

Defensores têm 30 dias para assumirem lotação no interior de MT


A Defensoria Pública do Estado de Mato Grosso (DPEMT) divulgou a lotação e designação funcional dos 11 novos defensores públicos, conforme as Portarias de números 281 e 282, publicadas no Diário Oficial do Estado esta semana e assinadas pela defensora pública-geral, Luziane Castro.  

Luziane afirmou, durante a posse, no dia 21 de julho, que a chegada dos novos membros representa um avanço no compromisso da instituição em garantir o atendimento integral à população em todas as comarcas do estado, com atenção especial às regiões mais afastadas.

A defensora-geral lembrou que a medida é mais um passo na consolidação da presença da DPEMT em todo o território mato-grossense. “É um momento extremamente importante porque a expansão é algo pelo qual lutamos ao longo dos últimos anos. É o fortalecimento do nosso órgão com mais membros, importantes membros que vêm somar aos que já estão aqui”, disse durante a cerimônia. 

Conforme a Portaria nº 281/2025, foram lotados nos respectivos núcleos os seguintes defensores:

Na 1ª Defensoria do Núcleo de Porto Alegre do Norte - Natane Garcia Ferreira; na 1ª Defensoria do Núcleo de Comodoro - José William Rodrigues de Souza Junior; na Defensoria Única do Núcleo de Colniza - Ana Carla Pessin de Souza; Defensoria Única do Núcleo Unificado de Apiacás e Nova Monte Verde - Leandro Martins de Oliveira, na 2ª Defensoria do Núcleo de Juína - Caio Eduardo Felício Castro e na Defensoria Única do Núcleo Unificado de Querência e Ribeirão Cascalheira - Raquel Bassoi Vicentini. 

Os membros lotados têm o prazo de 10 dias, contados a partir de 30 de julho, para assumirem suas funções. Além das lotações, a defensora pública-geral também estabeleceu a designação dos outros cinco novos defensores nas seguintes comarcas:

Na 1ª Defensoria do Núcleo de Guarantã do Norte e Matupá - Oliver de Carvalho Rocha; na Defensoria Única do Núcleo de Cotriguaçu - Bruna Andrade do Valle Dias; na Defensoria Única do Núcleo de Vila Rica - Igor Barbosa Lima; na 2ª Defensoria do Núcleo de Comodoro - Ana Paula Lopes Ferreira e na 4ª Defensoria do Núcleo do Júri da Capital - Ana Luisa Sevegnani.

No serviço público, a lotação diz respeito ao local ou unidade administrativa onde o servidor está formalmente vinculado, conforme previsto em sua nomeação ou concurso público. Trata-se de sua posição dentro da estrutura organizacional, registrada oficialmente nos sistemas de recursos humanos, e que determina seu órgão de origem. 

Já a designação é o ato administrativo que confere ao servidor uma função específica, dentro ou fora da unidade em que está lotado. Essa função pode ser temporária. Enquanto a lotação indica onde o servidor atua, a designação define o que ele faz dentro da administração pública. 

O secretário executivo de Administração, Clodoaldo Queiroz, também destacou a importância da posse dos novos defensores. “Com a entrada de mais 11 defensores e defensoras públicas, reforçamos a equipe e a população será atendida com mais qualidade, reduzindo os atendimentos por acumulação e fortalecendo nossa presença no interior”, concluiu.