A coordenadora do núcleo, defensora pública Clarissa Maria Ochove, celebrou o momento e reforçou o impacto direto das melhorias no atendimento à população. “É com imensa alegria que participo desse momento e digo que essas melhorias vieram para aprimorar o acolhimento do nosso assistido e a qualidade do atendimento. Para a população de Poconé, que é extremamente carente, essas melhorias foram essenciais. A minha vontade é que eles se sintam em casa quando vierem à Defensoria, e que se sintam acolhidos com essas mudanças”.
Representando o Poder Judiciário, a juíza de Direito da Comarca de Poconé, Kátia Rodrigues Oliveira, reforçou a importância da atuação da Defensoria na cidade. “A população poconeana é muito carente, então precisa muito dessa assistência. Ter um núcleo com condições dignas para receber o assistido é extremamente importante para a população e até para o Judiciário, para que as demandas cheguem e a gente possa atender”.
O prefeito municipal de Poconé, Jonas Eduardo de Queiroz Moraes, também destacou o papel institucional da Defensoria Pública e a importância da nova estrutura. “É fundamental o trabalho da Defensoria, não só em Poconé, mas em todos os municípios. Ela garante, especialmente àqueles que mais precisam, o acesso integral à justiça. Porque não há acesso integral se todas pessoas não tiverem acesso aos mesmos direitos — e a Defensoria faz esse papel, de proporcionar a todos, independentemente da sua condição social ou raça, acesso à Justiça verdadeira”.
Com a reforma, o local está apto a prestar serviços jurídicos e administrativos para população de 33.315 habitantes da comarca e dos distritos de Cangas, Nossa Senhora Aparecida do Chumbo e Fazenda de Cima. O Núcleo da DPEMT em Poconé está localizado na avenida Dom Aquino, nº 101, no Centro, próximo ao Fórum.