Notícias

ESTRUTURA REFORMADA


Núcleo da Defensoria Pública de Mato Grosso é inaugurado em Poconé

Nova sede oferece estrutura moderna e acolhedora para ampliar o acesso à justiça à população em situação de vulnerabilidade na região pantaneira

Por Djhuliana Mundel
27 de de 2025 - 10:16
Núcleo da Defensoria Pública de Mato Grosso é inaugurado em Poconé


A Defensoria Pública do Estado de Mato Grosso (DPEMT) inaugurou, nesta segunda-feira (26), a nova sede do Núcleo de Poconé (104km de Cuiabá). A unidade foi reformada, ganhando estrutura com mais acessibilidade e conforto para acolher com dignidade os assistidos e oferecer melhores condições de trabalho aos servidores e membros da instituição. O imóvel, locado por meio de contrapartida com a Prefeitura de Poconé, possui área total de 286 m². 

A reforma foi necessária pois os imóveis do município são antigos e a casa precisou passar por reparos físicos e estruturais, como troca de piso, pintura, reforma dos banheiros, de cabeamento para acesso à internet e de instalação da identidade visual do órgão.  

A cerimônia de inauguração ocorreu como parte das ações do Maio Verde, mês dedicado à valorização da Defensoria Pública, e contou com a presença de autoridades do Poder Judiciário, Executivo Municipal, representantes da DPEMT, lideranças locais e membros da comunidade. 

Durante o evento, a defensora pública-geral do Estado, Luziane Castro, destacou a relevância da entrega para a população. “Ainda nas celebrações do nosso Maio Verde, esse mês tão especial, estamos aqui inaugurando o nosso quarto núcleo do ano, o núcleo de Poconé. Instalações mais adequadas, um ambiente aconchegante, proporcionando, como sempre, o melhor atendimento para essa população que tanto precisa”.

A coordenadora do núcleo, defensora pública Clarissa Maria Ochove, celebrou o momento e reforçou o impacto direto das melhorias no atendimento à população. “É com imensa alegria que participo desse momento e digo que essas melhorias vieram para aprimorar o acolhimento do nosso assistido e a qualidade do atendimento. Para a população de Poconé, que é extremamente carente, essas melhorias foram essenciais. A minha vontade é que eles se sintam em casa quando vierem à Defensoria, e que se sintam acolhidos com essas mudanças”. 

Representando o Poder Judiciário, a juíza de Direito da Comarca de Poconé, Kátia Rodrigues Oliveira, reforçou a importância da atuação da Defensoria na cidade. “A população poconeana é muito carente, então precisa muito dessa assistência. Ter um núcleo com condições dignas para receber o assistido é extremamente importante para a população e até para o Judiciário, para que as demandas cheguem e a gente possa atender”. 

O prefeito municipal de Poconé, Jonas Eduardo de Queiroz Moraes, também destacou o papel institucional da Defensoria Pública e a importância da nova estrutura. “É fundamental o trabalho da Defensoria, não só em Poconé, mas em todos os municípios. Ela garante, especialmente àqueles que mais precisam, o acesso integral à justiça. Porque não há acesso integral se todas pessoas não tiverem acesso aos mesmos direitos — e a Defensoria faz esse papel, de proporcionar a todos, independentemente da sua condição social ou raça, acesso à Justiça verdadeira”. 

Com a reforma, o local está apto a prestar serviços jurídicos e administrativos para população de 33.315 habitantes da comarca e dos distritos de Cangas, Nossa Senhora Aparecida do Chumbo e Fazenda de Cima. O Núcleo da DPEMT em Poconé está localizado na avenida Dom Aquino, nº 101, no Centro, próximo ao Fórum.