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INCLUSÃO


Núcleo de Guarantã do Norte oferece atendimento em Libras

Desde janeiro, população de Guarantã do Norte conta com atendimento inclusivo, realizado por um servidor capacitado em Libras

Por Alexandre Guimarães
27 de de 2024 - 13:26
Agência Senado Núcleo de Guarantã do Norte oferece atendimento em Libras


O Núcleo de Guarantã do Norte da Defensoria Pública conta com o atendimento em Língua Brasileira de Sinais (Libras) para pessoas surdas e mudas.

O atendimento é feito pelo servidor Samuel Jhonattan Brisch, ajudante-geral do núcleo desde janeiro deste ano, que realizou cursos de qualificação em Libras.

“Ter em nossa equipe alguém que tenha capacitação em Libras é muito importante para nós, sobretudo porque a Defensoria Pública é um órgão de acolhimento, que os cidadãos e as cidadãs procuram em busca de acesso à justiça e a direitos fundamentais”, afirmou a defensora Gabriela Beck, coordenadora do núcleo.

De acordo com o servidor, auxiliar pessoas com deficiência auditiva e de fala traz grande satisfação e gera a inclusão desses cidadãos na comunidade.

“Para minha surpresa, no primeiro dia de trabalho, o primeiro atendimento foi com um surdo e as pessoas que o representavam. Quando identifiquei que se tratava de um surdo, logo cumprimentei com os sinais. Ao conversar com ele, foi nítida a felicidade em seu rosto”, revelou Brisch.

Posteriormente, com o início da reforma do núcleo, o atendimento continuou a ser realizado de maneira remota, por mensagens de texto.

O Núcleo de Guarantã do Norte da DPMT, localizado na Travessa dos Ipês, 38, Centro, está passando por uma reforma desde o dia 25 de janeiro, prevista para terminar em julho deste ano.

Nesse período, a população da comarca de Guarantã do Norte (708 km de Cuiabá), incluindo as pessoas surdas e mudas, continua sendo atendida normalmente pela Defensoria por telefone e chatbot (WhatsApp).