Notícias

15 MUNICÍPIOS VISITADOS


Ouvidoria percorre 4 mil km estreitando laços de Núcleos da DPEMT com a população do interior

Projeto reforçou perfil itinerante da Ouvidoria e aproximação da Defensoria Pública com a sociedade civil

Por Alexandre Guimarães
23 de de 2025 - 13:26
Reprodução Ouvidoria percorre 4 mil km estreitando laços de Núcleos da DPEMT com a população do interior


A Ouvidoria-Geral da Defensoria Pública do Estado de Mato Grosso (DPEMT) percorreu 3.972 km, entre os dias 8 e 17 de setembro, visitando os Núcleos do órgão no interior.

Denominado “Contornando a Estrada Verde da Defensoria”, o projeto teve como objetivo unir o caráter itinerante da Ouvidoria ao compromisso de integração institucional, aproximando ainda mais o órgão da sociedade civil.

Nesses quase 4 mil km, a expedição passou pelos municípios de Campo Verde, Primavera do Leste, Paranatinga, Canarana, Querência, Guarantã do Norte, Matupá, Alta Floresta, Cotriguaçu, Colniza, Aripuanã, Juara, Juruena, Tapurah e Nova Mutum.

“O projeto é mais do que deslocamento físico: é uma jornada de integração, aproximação, escuta e fortalecimento da democracia participativa”, afirmou o ouvidor-geral da DPEMT, Getúlio Pedroso.

Para o ouvidor, a extensão territorial de Mato Grosso (903.357 km²), terceiro maior estado do país (atrás apenas do Amazonas e do Pará), aliada à diversidade social, cultural e geográfica, impõe desafios para o acesso à justiça.

“Estar nas estradas é reafirmar que a Defensoria Pública tem lado: o lado da população mais vulnerável, que muitas vezes não tem voz nem vez. E é para essas pessoas que a instituição precisa estar sempre presente”, destacou.

De acordo com a defensora pública Raquel Bassoi Vicentini, coordenadora do Núcleo Unificado de Querência e Ribeirão Cascalheira, a Ouvidoria exerce o importante papel de facilitar e fortalecer o canal de comunicação entre a população e a Ouvidoria, assegurando que as pessoas vulneráveis possam efetivamente ter voz dentro da instituição.

“O Núcleo de Querência teve a satisfação de receber a visita do Ouvidor-Geral, momento em que foi reforçada a importância do papel da Ouvidoria na garantia da qualidade do serviço prestado pela Defensoria Pública, bem como o compromisso de atuação conjunta com vistas ao constante aprimoramento do serviço de assistência jurídica à população vulnerável”, pontuou.

Segundo a Ouvidoria, a ação dialoga com a iniciativa “Pintando Mato Grosso de Verde”, simbolizando a expansão territorial da DPEMT e a jornada – percorrendo estradas, enfrentando balsas, dialogando com povos indígenas, entidades, lideranças sociais e defensores públicos empossados recentemente.

Os destaques da expedição foram as conversas com comunidades e associações, como a São Pedro, em Juruena, em meio a conflitos fundiários, com a APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) de Aripuanã, estreitando laços para inclusão e acessibilidade, e reuniões com defensores que assumiram recentemente os Núcleos, fortalecendo a integração institucional.

O projeto também contou com uma reunião com os povos indígenas Kayapó, no último dia 10, durante a travessia da balsa do rio Xingu, na MT-322, fundamental para a região de Matupá e Confresa.

A inauguração das novas instalações do Núcleo de Guarantã do Norte, no dia 11 de setembro, também marcou a expedição.

Projetado para acolher a população e garantir melhores condições de trabalho para os servidores e defensores, o local conta com uma sala multiuso, copa, gabinetes, sala de assessoria e banheiros, um deles adaptado para pessoas com deficiência e uma sala específica para receber crianças.

De 2023 até setembro de 2025, a DPEMT já inaugurou 22 Núcleos: Sapezal, Barra do Garças, Nova Xavantina, Comodoro, Rosário Oeste, Mirassol D'Oeste, Núcleo Cível de Cuiabá, Itaúba, Peixoto de Azevedo, Santo Antônio do Leverger, São José do Rio Claro, Sinop, Vera, Nova Ubiratã, Matup´á, Alto Taquari, Tangará da Serra, Cotriguaçu, Poconé, Querência, Terra Nova do Norte, e Guarantã do Norte.