Notícias

MUTIRÃO


Ribeirinho Cidadão chega a São Pedro de Joselândia e população da comunidade é atendida

Os atendimentos começaram na manhã desta sexta-feira, dia 12, e seguem no sábado, 13 de abril, das 9h às 12h e 13h às 17h.

Por Janaiara Soares
12 de de 2024 - 18:27
Janaiara Soares Ribeirinho Cidadão chega a São Pedro de Joselândia e população da comunidade é atendida


A caravana da 17ª edição do Ribeirinho Cidadão percorreu mais de 100 km de estrada e apesar dos atoleiros, o projeto continua sua primeira etapa na região de Barão de Melgaço, agora na comunidade de São Pedro de Joselândia. Os atendimentos iniciados durante toda a sexta-feira (12) terão continuidade no sábado e a população lota a Escola Estadual Professora Maria Silvino Peixoto de Moura. 

Entre os serviços mais procurados estão o exame de vista, a confecção de documentos e as consultas jurídicas com a Defensoria Pública. Ana Paula de Souza foi a primeira a chegar na fila para pegar senha e receber atendimento. O pai da moradora da comunidade faleceu há três anos e o processo de pensão ainda tramita na Justiça. 

“Vim em busca de informações. Aqui a internet não é boa e, para ir até Barão ou até Santo Antônio que é onde tem uma sede da Defensoria, é muito difícil, longe. Essa vida do Ribeirinho vai ajudar muito”, comenta Ana Paula.

Assistida Ana Paula

Defensora pública, Cleide Regina

A defensora pública Cleide Regina, que atende a população, afirma que é muito gratificante ver que o trabalho dignifica a vida da população. “Pessoas que gastariam quase mil reais para deslocar até Cuiabá ou Várzea Grande, tem esse atendimento aqui no mutirão onde eles moram”, afirma a defensora. 

Bruna Luzia também esteve no Ribeirinho para atendimento da Defensoria onde ajuizou pedido de pensão. “Tenho três filhos, mas ajuda que ele dá não é suficiente, não queria fazer isso, mas não teve outro jeito. Seria mais difícil ter que ir até em Santo Antônio, ter que pagar gasolina pra alguém levar”. 

Alessandra Aparecida esteve no mutirão para regularizar sua documentação e agradeceu a oportunidade. “Eu precisava atualizar meus documentos, a estrada até Barão é muito difícil. Aqui fizemos muitas coisas, resolvi minha questão do Bolsa Família, vou fazer exame de vista”, disse a assistida. 

Assistida Catarina Rosa

Assistida Alessandra Aparecida

Catarina Rosa conseguiu uma senha para o exame de vista e ganhou um óculos novo. “Gostei muito do exame, primeira vez que faço no mutirão, é foi muito bem feito, todo mundo atencioso, com muito carinho. Minha família toda está aqui hoje. Graças a Deus o mutirão veio”, disse ela. 

O optometrista José Sinval Pereira Alves é o responsável pelo atendimento oftalmológico e explica que muitos atendimentos são encaminhados para a Secretaria de Saúde, principalmente quando é identificado dificuldades além do problema de vista. Adimara Souza, secretária de Saúde de Barão de Melgaço, afirma que o município tem parceria fechada com o mutirão e todos os encaminhamentos são atendidos. 

“Sempre estivemos dispostos a caminhar junto e ajudar a resolver todos os problemas dessas comunidades mais distantes. Aqui em São Pedro só tem esse atendimento graças ao Ribeirinho Cidadão. É muito importante e necessário esse projeto”, ressalta a secretária. Os atendimentos começaram na manhã desta sexta-feira, dia 12 e seguem no sábado, 13 de abril, das 9h às 12h e 13h às 17h.