Notícias

JUSTIÇA E CUIDADO


VI Congresso Brasileiro de Atuação Interdisciplinar nas Defensorias Públicas tem início em Cuiabá

Realizado pela DPEMT, por meio da Escola Superior da Defensoria Pública, o evento acontece entre os dias 24, 25 e 26 de setembro

Por Djhuliana Mundel
25 de de 2025 - 11:59
Fotos: Bárbara Argôlo VI Congresso Brasileiro de Atuação Interdisciplinar nas Defensorias Públicas tem início em Cuiabá


Teve início na noite desta quarta-feira (24), em Cuiabá, o VI Congresso Brasileiro de Atuação Interdisciplinar nas Defensorias Públicas. Promovido pela Defensoria Pública do Estado de Mato Grosso (DPEMT), por meio da Escola Superior da Defensoria Pública (Esdep), o evento reúne profissionais de diversas áreas e estados com o objetivo de ser um espaço de debate e reflexão sobre a interseccionalidade nas práticas de cuidado no âmbito judicial, extrajudicial e interdisciplinar das Defensorias Públicas em todo o Brasil.  

“Eu vejo como um ponto extremamente positivo, Cuiabá sendo mais um momento foco de todo o país, onde a Defensoria Pública do Estado de Mato Grosso vem receber e acolher todas as defensorias públicas. Nós temos aqui representantes, servidores e membros para poder debater todos esses dias. São três dias de discussões intensas dessa temática que vai ajudar muito no trabalho das nossas atividades-fim”, disse a defensora pública-geral de Mato Grosso, Luziane Castro. 

O congresso tem a proposta de proporcionar uma reflexão crítica sobre como o cuidado em suas diversas formas é distribuído de maneira desigual na sociedade brasileira. “O direito por si só não dá conta. O direito, para que ele seja efetivo, para que ele tenha alguma chance de fazer a mudança, ele precisa das outras ciências, ele precisa da psicologia, da educação, da cultura. Então, este Congresso Interdisciplinar serve para a gente compartilhar esses conhecimentos de outras áreas e sair desse corte epistemológico desnecessário que a gente vive no direito. A ideia é melhorar a nossa atuação”, explicou o diretor da Esdep, o defensor público Fernando Soubhia, que falou ainda sobre a emoção de receber profissionais das defensorias de outros estados em Mato Grosso. 

“É uma satisfação muito grande ter gente de todo o Brasil vindo para a nossa Cuiabá, conhecer a nossa cultura, conhecer a nossa culinária, conhecer os nossos biomas e sentir um pouquinho do nosso calor, porque também a gente não pode ficar com essa dádiva sozinho. Então, o pessoal vem e vai levar de volta para casa todas essas experiências e o conhecimento do Congresso Interdisciplinar”.

Citando o poema "O menino que carregava água na peneira" de Manoel de Barros, a coordenadora de Assuntos Interdisciplinares da DPEMT, Amanda Fontenelli, citou os desafios da atuação interdisciplinar na atuação das defensorias. “A arte de defensorar é, por vezes, como fazer pedra dar flor. Como transformar dores em direitos. Muitas vezes, quem atua na linha de frente, sente que carrega água na peneira. É uma atuação incessante. Pela natureza do nosso público, cujas demandas são complexas, multifacetadas e sempre atravessadas por questões sociais e subjetivas, nossa defensoria permite algo raro: um olhar integral. E aí vem nossas equipes interdisciplinares, transformando, com técnica e sensibilidade, o que parece impossível em real. Esse Congresso, é mais que um evento; é um marco da construção coletiva de diretrizes e práticas no campo sociojurídico, promovendo encontro de profissionais, estudantes e pesquisadores de todo o país”. 

Durante discurso, Luziane destacou a importância da abordagem interdisciplinar no enfrentamento das desigualdades sociais. “Para se levar justiça a gente não depende só do direito. A gente depende dessa inter-relação, interligação de várias áreas. Ao buscarmos fortalecer a transversalidade das políticas públicas e valorizar a atuação das equipes interdisciplinares, também reafirmamos a Defensoria como um espaço de acolhimento e de construção de vínculos. Por essa razão, eventos como esse desempenham papel essencial, pois possibilitam o fortalecimento das Defensorias estaduais por meio do diálogo, da troca de experiências, da construção de soluções conjuntas e da reafirmação do compromisso coletivo com a defesa dos mais vulneráveis”. 

Nesta quinta-feira (25), a programação matutina inclui a conferência sobre o Panorama das equipes interdisciplinares nas Defensorias Públicas; e as Perspectivas do direito ao Cuidado: Políticas Públicas, Proteção Social e Justiça. No período vespertino, a programação começa às 14h, com a 1ª Sessão do grupo de trabalhos - Apresentações de resumos aprovados e uma conferência sobre Justiça e Cuidado: Desigualdades de Gênero, Raça e Classe na Garantia de Direitos. O evento segue até sexta-feira (26), na Fatec Senai, em Cuiabá.