Teve início na noite desta quarta-feira (24), em Cuiabá, o VI Congresso Brasileiro de Atuação Interdisciplinar nas Defensorias Públicas. Promovido pela Defensoria Pública do Estado de Mato Grosso (DPEMT), por meio da Escola Superior da Defensoria Pública (Esdep), o evento reúne profissionais de diversas áreas e estados com o objetivo de ser um espaço de debate e reflexão sobre a interseccionalidade nas práticas de cuidado no âmbito judicial, extrajudicial e interdisciplinar das Defensorias Públicas em todo o Brasil.
“Eu vejo como um ponto extremamente positivo, Cuiabá sendo mais um momento foco de todo o país, onde a Defensoria Pública do Estado de Mato Grosso vem receber e acolher todas as defensorias públicas. Nós temos aqui representantes, servidores e membros para poder debater todos esses dias. São três dias de discussões intensas dessa temática que vai ajudar muito no trabalho das nossas atividades-fim”, disse a defensora pública-geral de Mato Grosso, Luziane Castro.
O congresso tem a proposta de proporcionar uma reflexão crítica sobre como o cuidado em suas diversas formas é distribuído de maneira desigual na sociedade brasileira. “O direito por si só não dá conta. O direito, para que ele seja efetivo, para que ele tenha alguma chance de fazer a mudança, ele precisa das outras ciências, ele precisa da psicologia, da educação, da cultura. Então, este Congresso Interdisciplinar serve para a gente compartilhar esses conhecimentos de outras áreas e sair desse corte epistemológico desnecessário que a gente vive no direito. A ideia é melhorar a nossa atuação”, explicou o diretor da Esdep, o defensor público Fernando Soubhia, que falou ainda sobre a emoção de receber profissionais das defensorias de outros estados em Mato Grosso.
“É uma satisfação muito grande ter gente de todo o Brasil vindo para a nossa Cuiabá, conhecer a nossa cultura, conhecer a nossa culinária, conhecer os nossos biomas e sentir um pouquinho do nosso calor, porque também a gente não pode ficar com essa dádiva sozinho. Então, o pessoal vem e vai levar de volta para casa todas essas experiências e o conhecimento do Congresso Interdisciplinar”.