Notícias

CAPACITAÇÃO


Cinco servidores da DPEMT concluem MBA em Gestão de Cidades Inteligentes

A capacitação reflete o compromisso da Defensoria Pública com a qualificação contínua de seus servidores, na busca de uma gestão pública mais eficiente e inovadora

Por Marcia Olivera
11 de de 2025 - 14:26
Cinco servidores da DPEMT concluem MBA em Gestão de Cidades Inteligentes


Cinco servidores da Defensoria Pública do Estado de Mato Grosso (DPEMT) concluíram e foram certificados no curso de pós-graduação “MBA em Gestão Técnico-Jurídica de Cidades Inteligentes”, esta semana. O curso, realizado em parceria com a Escola de Direito da ALFA Educação - UNIALFA/FADISP e a Escola Superior de Contas do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso (TCE-MT), capacitou os profissionais para atuarem de forma inovadora, especialmente em temas como governança digital, cidades inteligentes e direitos fundamentais e formou o total de 314 alunos. 

O MBA, com carga horária total de 360 horas, foi oferecido na modalidade híbrida, permitindo a flexibilidade entre aulas presenciais e à distância. O curso abrangeu uma grade curricular com 24 módulos, tratando de temas relevantes para a gestão pública moderna, como licitações, governança, mobilidade urbana, direito digital e inovação tecnológica. Entre os módulos, o que tratou de “Direitos Humanos e Proteção da Mulher na Era Digital”, contou com a participação da defensora pública-geral, Luziane Castro, como uma das professoras.

Dos servidores da DPEMT que concluíram e foram certificados no curso, quatro integram a Diretoria de Governança Digital e Inovação (DGDI) e uma, a área administrativa do órgão, são eles: Renan da Silveira, Wagner dos Santos, Felipe da Cunha, Paula Larissa Rocha e Daniel Cássio Bernardes. 

Para o coordenador de Desenvolvimento e Inovação da DPEMT, Renan da Silveira, concluir o MBA em Gestão de Cidades representa um marco em sua trajetória profissional. “Esse curso reforça meu compromisso, enquanto coordenador de Desenvolvimento e Inovação, com uma gestão pública mais moderna, tecnológica e orientada para resultados. A formação ampliou minha compreensão sobre planejamento, governança e soluções inovadoras aplicadas ao setor público”, disse.

Ele também avalia que o MBA fortalece sua capacidade de estruturar projetos estratégicos, aprimorar processos institucionais e impulsionar a transformação digital na Defensoria Pública. “Esse conjunto de aprendizados já se reflete em entregas mais qualificadas, no fortalecimento das iniciativas de inovação, na construção de políticas públicas mais eficiente para a população de Mato Grosso”, avalia.

Para o outro certificado da DPEMT, Wagner dos Santos, o módulo sobre Licitações foi particularmente valioso para ele em sua atuação no órgão, pois trouxe um novo olhar sobre os processos de licitação e gestão pública.

O secretário executivo da DPEMT, Clodoaldo Queiroz, representou o órgão na cerimônia de certificação e reconheceu a importância da formação constante dos recursos humanos do órgão, em gestão e administração pública. 

"A Defensoria Pública celebra a conclusão do MBA em Gestão de Cidades, promovido pelo TCE-MT, pelos seus cinco servidores. Essa formação contribuiu para a qualificação da nossa equipe em áreas essenciais como planejamento, governança, inovação e gestão pública, fortalecendo a capacidade institucional de atuar de maneira estratégica e orientada para resultados. Investir na capacitação dos nossos profissionais é investir diretamente na melhoria dos serviços prestados à população. Parabenizamos os servidores pela conquista e pelo compromisso com o aprimoramento contínuo, que certamente contribuirá para uma Defensoria mais moderna, eficiente e preparada para enfrentar os desafios do serviço público", disse Queiroz.

Durante a cerimônia, realizada no auditório da Escola Superior de Contas do TCE-MT, o presidente do Tribunal de Contas, Sérgio Ricardo, também destacou a importância do programa de pós-graduação como uma estratégia de qualificação de gestores públicos e reforçou o impacto positivo do curso em diversas esferas da administração pública, como prefeituras, câmaras municipais, órgãos autônomos e de controle.

O presidente do TCE informou que 17% dos formados ocupam cargos de assessoramento, 15% atuam em funções de nível técnico-superior e 12% estão no setor administrativo. Outros 5% são prefeitos e vereadores. E que a maior parte, 47%, trabalha nos níveis intermediários das prefeituras, que são decisivos para a gestão. O MBA foi custeado pelo TCE. 

Para o outro certificado da DPEMT, Wagner dos Santos, o módulo sobre Licitações foi particularmente valioso para ele em sua atuação no órgão, pois trouxe um novo olhar sobre os processos de licitação e gestão pública.

Além dos servidores da DPEMT, o MBA formou prefeitos, vereadores, secretários e servidores de diversas áreas. Uma nova turma do curso será aberta em 2026, para dar continuidade à formação de gestores e servidores interessados em estudar os desafios da gestão pública moderna.