“Nos traz um sentimento de pertencimento que os gabinetes, os espaços com ar-condicionados onde as solenidades de posse tradicionais acontecem, não nos trazem. Hoje nós confirmamos o nosso propósito e a certeza de que o nosso lugar é onde a população está e onde precisam de nós. Tanto que a gente não vê outras instituições do sistema de justiça realizando eventos como esse, justamente porque é isso que nos diferencia e mostra a real importância da Defensoria Pública”, celebrou, também, o defensor público José William, atualmente lotado na Comarca de Comodoro (639,6 km de Cuiabá).
A posse popular oferece aos novos defensores uma oportunidade de vivenciar a realidade do trabalho de campo, promovendo a integração entre a Defensoria Pública e a população. Além disso, a ação visa fortalecer o compromisso do órgão com as comunidades quilombolas, que frequentemente enfrentam dificuldades no acesso a serviços públicos essenciais.
“A Defensoria Pública encerra 2025 com essa integração, que nos permite ter o contato direto com a população, com suas dores e com suas necessidades, buscando sempre prestar nossos serviços com zelo, com carinho e com essa dedicação que nos é característica. Esse ano devemos concluir 650 mil atendimentos, meta que em 2026 tende a crescer. Todos os recursos orçamentários na Defensoria Pública vêm sendo empregados em favor da população mais vulnerável e, com isso, esperamos alcançar cada vez mais comunidades distantes e fazer com que a assistência jurídica gratuita e de qualidade chegue para todos àqueles que necessitam”, ressaltou o primeiro subdefensor público-geral, Rogerio Borges Freitas.
O evento, que contou com o apoio de diversos parceiros, ofereceu para a Comunidade serviços como orientação jurídica gratuita, emissão de Registro Geral (RG), isenção de emissão da segunda via de certidões, atendimento da Receita Federal, CadÚnico, Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), exames de DNA, exames odontológicos e oftalmológicos, vacinação, corte de cabelo e atendimento médico geral.
“Estamos aqui em parceria, oferecendo inúmeros serviços, a parte jurídica da Defensoria Pública, mas também assistência de saúde e outras áreas da Prefeitura. O Quilombo Mata Cavala configura um complexo de várias comunidades quilombolas que nós temos aqui no Município, então é uma oportunidade ímpar que nossa população tem hoje de trazer sua demanda e ser prontamente atendido. Deixo registrada aqui nossa gratidão e coloco a Prefeitura de Livramento sempre à disposição para ações como essa, que vêm de encontro com as necessidades do nosso povo”, afirmou o prefeito Thiago Almeida.
“Para nós, para a nossa comunidade, é muito importante presenciar a posse desses defensores, nesse mutirão dentro da nossa comunidade, porque por muitos anos a gente não teve assistência jurídica e hoje a gente vê o compromisso da Defensoria Pública, que já vem de alguns anos, em defender os nossos direitos. A gente está muito feliz e isso aqui é simbólico para nós, porque muitas vezes a gente se acha sozinho, desprotegido, mas esse ato nos fortalece”, acrescentou a secretária de Educação, Gonçalina Almeida.