Nesta quarta-feira (26), em Cuiabá, a Escola Superior da Defensoria Pública do Estado de Mato Grosso (Esdep/MT) realizou mais uma edição do Curso de Formação de Defensores Populares. Com palestra ministrada pela superintendente da Secretaria Estadual de Promoção e Articulação das Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência da Setasc/MT, Thais Augusta de Paula, o público teve acesso a informações sobre os direitos das pessoas com deficiência, tais como o fornecimento de próteses pelo Serviço Único de Saúde (SUS) e integração no mercado de trabalho.
“O encontro de hoje foi muito interessante. Muitas pessoas não sabem da importância de conhecer seus direitos, elas acham que não vão ter acesso quando lutarem por coisas básicas como uma cadeira de rodas e próteses por exemplo. As pessoas acham que isso demora muito, mas vemos que hoje em dia as coisas estão andando mais rápido. Antes demorava mais de quatro anos, hoje a pessoa tem acesso a uma cadeira de rodas em um mês”, disse a voluntária da Associação Amigos Motivados pelo Amor e Respeito ao Próximo (Amar/MT), Márcia Regina.
O curso Defensores Populares é uma iniciativa da Esdep/MT e terá encontros semanais até dezembro, sempre às quartas-feiras, na sala da Escola Superior, localizada no edifício Pantanal Business, em Cuiabá. O objetivo, segundo o diretor da Escola, Fernando Soubhia, é formar lideranças comunitárias para que elas multipliquem o conhecimento em suas bases.
“A ideia é capacitar lideranças populares para que eles pulverizem o que aprenderam aqui em suas comunidades. Para que saibam se defender junto com a Defensoria, para que não dependam tanto do órgão. Queremos prepara-los para que não seja uma relação paternalística, mas horizontal”, explicou.
No dia 3 de dezembro, o último encontro será sobre os círculos de construção de paz e práticas restaurativas, com o defensor público Maxuel Dias.