Notícias

AUMENTO EXPRESSIVO


Defensora pública-geral apresenta relatório de atividades ao governador Mauro Mendes

Somente em 2025, a Defensoria Pública inaugurou 12 novos Núcleos e deu posse a 12 defensores e 27 servidores efetivos

Por Paulo Henrique Fanaia
19 de de 2026 - 14:30
Janaiara Soares/DPEMT Defensora pública-geral apresenta relatório de atividades ao governador Mauro Mendes


A defensora pública-geral da Defensoria Pública do Estado de Mato Grosso (DPEMT), Luziane Castro, se reuniu nesta quinta-feira (19) com o governador Mauro Mendes para apresentar o relatório de atividades 2025 da instituição. Acompanhada da segunda subdefensora pública-geral, Maria Cecília Alves, Luziane demonstrou que a Defensoria teve um aumento de 18,49% no número de atendimentos ao longo do ano passado, além de ter um aumento significativo no número de atendimentos voltados às mulheres vítimas de violência doméstica.

“A Defensoria Pública teve um crescimento extremamente importante para o atendimento da população mais vulnerável do nosso estado. Viemos aqui apresentar esses números ao Poder Executivo. São três anos da nossa gestão frente à Defensoria de Mato Grosso e temos muito a agradecer ao governador Mauro Mendes, pois com essa parceria conseguimos chegar a todas as comarcas do estado. Mais que isso, conseguimos prestar um serviço humanizado e de excelência para a população que mais precisa”, comemorou Luziane.

O ano de 2025 foi histórico para a Defensoria Pública. A instituição teve um aumento de 18,49% no número de atendimentos em comparação ao ano de 2024. Naquele ano, a instituição realizou 547.888 atendimentos, já em 2025, este número aumentou para 649.218.

Já nos atendimentos voltados à defesa das mulheres vítimas de violência, o Núcleo de Defesa da Mulher (Nudem) da DPEMT em Cuiabá teve um aumento de 14,5% em comparação ao ano de 2024. Naquele ano, foram realizados 9.349 atendimentos voltados às mulheres em situação de violência, já em 2025, os números aumentaram para 10.709. Para efeito de comparação, se esse volume fosse distribuído ao longo do ano, ele representaria uma média aproximada de 900 atendimentos por mês ou cerca de 30 atendimentos por dia, o que ajuda a dimensionar a magnitude da demanda.

Ainda em 2025, foram inaugurados 12 novos Núcleos no interior do estado; 12 novos defensores públicos foram nomeados e empossados; e 27 servidores efetivos tomaram posse na instituição. A Defensoria também conquistou prêmios de relevância nacional e estadual, como o Selo Esperança Garcia na luta antirracista, o Selo Diamante de qualidade e transparência e foi finalista no Prêmio Innovare.

“A Defensoria está de parabéns. Gostei muito do que eu vi, são números realmente expressivos e robustos que mostram o crescimento do estado de Mato Grosso em todas as suas dimensões, em todas as suas áreas, e a Defensoria não ficou para trás, assim como ninguém tem ficado e tem apresentado excelente prestação de serviço ao cidadão e à sociedade, principalmente às pessoas que mais precisam desse trabalho”, parabenizou o governador Mauro Mendes.

Durante a reunião Luziane reforçou a necessidade da criação do Núcleo Estadual de Defesa da Mulher no âmbito da Defensoria Pública, com o objetivo de ampliar o combate ao feminicídio em Mato Grosso, bem como auxiliar a defesa das mulheres vítimas de violência doméstica e familiar.

Outro ponto defendido pela defensora pública-geral foi o projeto dos Econúcleos, que busca levar o atendimento da instituição aos municípios que ainda não possuem uma sede própria da Defensoria. O projeto instala estruturas modulares sustentáveis, práticas e eficientes que buscam a economia e sustentabilidade ambiental, garantindo espaços adequados e padronizados para o atendimento da população.