A Defensoria Pública do Estado de Mato Grosso (DPEMT) inaugurou nesta quarta-feira (11) o novo Núcleo de Feliz Natal (510 km de Cuiabá). O evento marca o início das inaugurações programados pela instituição em 2026, dando continuidade ao projeto de expansão da atual que gestão, que somente em 2025 inaugurou 12 novos Núcleos pelo estado. Além disso, a expectativa é de que as novas instalações aumentem o número de atendimentos na comarca.
“É com grande satisfação que estamos aqui em Feliz Natal inaugurando nosso primeiro Núcleo em 2026. No ano de 2025 a Defensoria Pública em Feliz Natal realizou 1.131 atendimentos. Neste ano, até fevereiro, o novo Núcleo já realizou 208 atendimentos, ou seja, já estamos com 20% de atendimentos, portanto, nossa expectativa é de aumentar esses números. O novo Núcleo mostra que a presença da Defensoria, tendo um espaço próprio para atendimento, proporciona uma melhor visibilidade tanto para a instituição quanto para a população. Portanto, é muito importante entregar espaços apropriados para os nossos assistidos”, comemorou a defensora pública-geral, Luziane Castro.
O novo espaço, na rua Itá, no centro da cidade, oferece melhores condições de atendimento à população. Anteriormente, o serviço funcionava em uma sala dentro do Fórum. Localizada na região norte mato-grossense, Feliz Natal tem 10.523 habitantes, segundo a última estimativa populacional (2025) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
“A chegada da Defensoria aqui em Feliz Natal representa uma grande melhoria no acesso a justiça, porque a população precisava se deslocar até Sinop ou Sorriso para buscar atendimento jurídico. Essa nova estrutura representa um maior acesso a justiça e a proteção de direitos”, afirma primeiro subdefensor público-geral, Rogério Borges Freitas.
Para o defensor público coordenador do Núcleo em Feliz Natal, Luiz Augusto Cavalcante Brandão, as novas instalações representam a expansão da Defensoria Pública, que a partir de agora possui uma estrutura moderna e preparada para atender a população.
“A comarca de Feliz Natal é extensa, aqui há muitos lugares de difícil acesso, portanto, ter um Núcleo próprio para atender a população é algo muito importante. Não ter uma sede traz grandes dificuldades. Muitas vezes fazíamos os atendimentos por videochamada ou atendíamos no Fórum da comarca, mas com isso não conseguíamos atender todos os nossos assistidos. A partir de agora nossos serviços poderão alcançar uma maior parcela da população. A Defensoria Pública está de portas abertas”, comemora Luiz Augusto.
“Estamos felizes e honrados porque sabemos que a Defensoria Pública é indispensável para a a administração da Justiça. A instituição atua dando suporte às pessoas em situação de vulnerabilidade social e leva dignidade à nossa população”, disse o secretário de Administração e Finanças de Feliz Natal, Emanuel Lima Costa, representante do Poder Executivo municipal durante o ato de inauguração.