Notícias

DFT


Defensoria recebe diagnóstico preliminar do dimensionamento da força de trabalho do órgão

Instituto Publix apresentou um raio X da força de trabalho da DPMT, conforme gênero, faixa etária e outros dados

Por Alexandre Guimarães
16 de de 2024 - 17:27
Érika Oliveira/DPMT Defensoria recebe diagnóstico preliminar do dimensionamento da força de trabalho do órgão


Na manhã desta terça-feira (16), em reunião na sede da DPMT, em Cuiabá, a Defensoria Pública recebeu os primeiros dados referentes ao relatório realizado pelo Instituto Publix sobre o estudo de dimensionamento da força de trabalho (DFT) do órgão em Mato Grosso.

O DFT é uma ferramenta desenvolvida com o objetivo de estimar a quantidade ideal de pessoas para realizar uma carga de trabalho em uma determinada unidade organizacional.

A apresentação contou com os membros da Administração Superior – Luziane Castro, defensora pública-geral, Rogério Borges Freitas, primeiro subdefensor-geral, Clodoaldo Queiroz, secretário executivo, e Maria Cecília Alves da Cunha, segunda subdefensora-geral, além do representante da Publix, Raphael Salviano, e as servidoras Aline Carvalho, Jacqueline Bittencourt Marques e Lia Girão Santos.

“Enquanto Administração, entendemos que é um estudo que vai nos ajudar muito na análise das dificuldades que temos para o atendimento das nossas demandas, tanto na área administrativa quanto na atividade-fim”, afirmou Luziane.

Nesse primeiro momento, a Publix fez a clusterização (agrupamento) e o tratamento dos dados recebidos, até o dia 31 de janeiro, e apresentou um panorama da força de trabalho da DPMT, conforme gênero, faixa etária e outros dados dos servidores com vínculo efetivo, comissionados e estagiários.

“Essa entrega da consultoria traz um diagnóstico do quadro de pessoal da casa, um dos dados indispensáveis ao estudo de dimensionamento. Já temos o primeiro insumo para trazer posteriormente os resultados de lotação ideal no planejamento da força de trabalho da casa”, explicou Salviano.

A partir de agora, vão ocorrer novos workshops com os grupos de trabalho para que os colaboradores apresentem suas demandas e o Publix possa unir essas informações com os dados que já receberam, dando continuidade ao DFT.

“A próxima fase conta com os grupos de trabalho, em que precisamos muito dos defensores e servidores participando ativamente nas próximas etapas”, ressaltou a servidora Lia Girão, diretora da Unidade de Apoio à Gestão Estratégica (UAGE).

A previsão é de que os resultados do estudo sejam entregues até agosto, quando o Publix vai apontar, por setor da Defensoria, a quantidade de trabalho realizado e quantas pessoas precisam estar no setor para realizar esse trabalho.

O DFT é uma demanda da Administração Superior do órgão para distribuir melhor a força de trabalho, conforme os locais que mais demandam, com o embasamento de um estudo com diretrizes adequadas.