Nesta quarta-feira (30), a Defensoria Pública do Estado de Mato Grosso (DPEMT) recebeu o Selo A3P 2024 do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) pela implementação da agenda ambiental na administração pública.
“Receber o Selo A3P é um importante reconhecimento do nosso compromisso com a responsabilidade socioambiental. Na Defensoria Pública, entendemos que a proteção do meio ambiente e a promoção da justiça social caminham juntas”, ressaltou a defensora pública-geral, Luziane Castro.
O selo é concedido pelo MMA a órgãos públicos que demonstram excelência na gestão socioambiental, implementando práticas sustentáveis que visam a redução do impacto ambiental e a eficiência no uso de recursos.
De acordo com a chefe da DPEMT, o selo reforça a missão do órgão de atuar com consciência, sustentabilidade e respeito às futuras gerações, principalmente em prol da população socioeconomicamente vulnerável, a mais afetada pelos impactos ambientais e mudanças climáticas.
A obtenção do selo é um prêmio pelo empenho da instituição em implementar práticas sustentáveis, como redução do consumo de energia e água, gestão de resíduos e sensibilização sobre causas de danos ambientais.
Em 2019, a Defensoria Pública aderiu à Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P) e, desde então, tem se destacado pela adoção de práticas sustentáveis que visam minimizar os impactos ambientais de suas atividades.
“É o reconhecimento que estamos no caminho certo. Há diariamente o cuidado para que sejam implementadas práticas que promovam a gestão sustentável dos recursos, a redução dos impactos ambientais e a conscientização de todos”, afirmou Ana Flávia Fachin, presidente em exercício da Comissão Socioambiental da DPEMT.
A obtenção do Selo A3P é resultado do Relatório de Monitoramento Socioambiental (Ressoa), uma ferramenta do MMA que avalia o desempenho das instituições públicas em diversas áreas, como o uso racional de recursos, gestão de resíduos, transporte e qualidade de vida no trabalho.
Essas funcionalidades facilitam a análise quantitativa e qualitativa das atividades da Defensoria Pública e auxiliam na proposição de melhorias contínuas. Em 2024, o Ressoa ajudou a Defensoria a monitorar informações críticas, como eficiência energética, consumo de água, uso de materiais, gestão de resíduos, entre outras.
Programa A3P – Uma iniciativa do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, o programa visa promover a adoção de práticas sustentáveis em órgãos públicos, incentivando a gestão ambiental, a eficiência energética, o uso racional de recursos naturais e a conscientização ambiental.
Além do reconhecimento da excelência em gestão socioambiental, a certificação com o Selo A3P pode trazer benefícios, incluindo o estímulo à inovação em práticas sustentáveis e a possibilidade de acesso a recursos e parcerias para a implementação de projetos ambientais.