Nesta quinta-feira (31), foi realizado o segundo encontro do Projeto Farol, uma iniciativa para capacitação profissional dos servidores da Defensoria Pública do Estado de Mato Grosso (DPEMT).
Neste encontro, o tema abordado foi "População em Situação de Rua", dando continuidade ao propósito do projeto de preparar os profissionais para lidar de forma empática e resolutiva com o público.
“Hoje falamos com a equipe de acolhida, de atendimento da Defensoria, sobre pessoas em situação de rua. A DPEMT faz muita atividade fora de seus prédios com as pessoas em situação de rua e precisamos estar preparados para atender essas especificidades; quem são essas pessoas e quais são suas complexidades para que consigamos atender de forma adequada e efetiva esse público especializado”, explicou a defensora pública e integrante do Grupo Estratégico na Defesa da População de Rua (Gaedic/Pop Rua), Rosana Monteiro.
A proposta do Projeto Farol é capacitar os colaboradores da linha de frente para oferecerem um atendimento que vá além do aspecto técnico, incorporando acolhimento e orientação.
Inspirado na simbologia do farol, que ilumina e orienta os navegantes em meio ao mar agitado e suas incertezas, o projeto busca capacitar os profissionais que atuam nas recepções da instituição para oferecerem um atendimento ainda mais humanizado e resolutivo.
No primeiro encontro, realizado em setembro, a psicóloga e analista Sirlene Guimarães Ribeiro abordou o tema "Atendimentos em Situações Críticas/Crise", destacando a importância do preparo emocional e das habilidades interpessoais.
Por meio dessa capacitação, a Defensoria Pública busca fortalecer a capacidade dos trabalhadores de recepção para acolher e encaminhar as demandas com eficiência e cuidado, contribuindo para uma experiência positiva já no primeiro contato do cidadão com a instituição. A metáfora do farol reflete esse compromisso em ser um guia e apoio seguro para quem busca justiça e assistência, tornando o atendimento inicial uma verdadeira luz no caminho daqueles que precisam da DPEMT.