Na noite desta segunda-feira (1º), a defensora pública-geral de Mato Grosso e presidente do Conselho Nacional das Defensoras e Defensores Públicos-Gerais (Condege), Luziane Castro, recebeu das mãos do deputado estadual de Mato Grosso, Eduardo Botelho, moção de aplausos, sendo reconhecida como uma das personalidades que contribuem para o desenvolvimento do Estado. A sessão especial aconteceu no Plenário de Deliberações Deputado Renê Barbour, na Assembleia Legislativa de Mato Grosso, em Cuiabá.
“Recebo esta homenagem em nome da Defensoria Pública de Mato Grosso e como presidente do Condege, função para qual fui eleita em junho deste ano e que me permite representar em todo o território nacional a da Defensoria Pública dos Estados. Nossa vida como defensor público é trabalhar dando tudo de si, como quem cuida de um ente querido. Servir à Defensoria é um compromisso que nasce do amor às pessoas. Como presidente do Condege, afirmo que o compromisso da Defensoria em todo o país converge para esse ideal, de fazer com que o acesso à justiça seja um caminho possível e transformador para todas as pessoas”, agradeceu Luziane.
Ao dar início a solenidade, o deputado Botelho ressaltou a importância do reconhecimento público a quem transforma o cotidiano dos mato-grossenses com trabalho, dedicação e compromisso social.
“Hoje celebramos muito mais que uma sessão especial. Celebramos histórias. Celebramos trajetórias que se entrelaçam com a grandeza deste Estado chamado Mato Grosso. Estas honrarias representam o profundo respeito do povo mato-grossense por aqueles que, nascidos aqui ou vindos de longe, ajudam a construir este lugar com amor e responsabilidade”, afirmou o parlamentar, que fez questão de ressaltar o fato de Luziane ter sido eleita por unanimidade como presidente do Condege para o biênio 2025/2026.
“Como defensora pública-geral, eu sempre gosto de ressaltar um grande marco que tivemos em 2024, que passou pelo apoio desta Casa de Leis, que foi a chegada da Defensoria Pública de forma definitiva em todas as comarcas de Mato Grosso. Conseguimos ampliar o atendimento à toda população. Recentemente apresentamos na COP30, em Belém do Pará, nossas ações realizadas nos mutirões indígenas, ribeirinhos e quilombolas. Esses projetos foram apresentados ao mundo como uma forma de reconhecimento que reforça o valor das ações e que aproxima a Defensoria Pública das pessoas em situação de vulnerabilidade social”, disse Luziane.